A farinha de feijão branco é a farinha que resulta da moagem do feijão branco até ficar em pó. Esta farinha tem sido amplamente utilizada para confecionar diversos alimentos, porém, a sua popularidade vai muito além do aspeto puramente gastronómico, uma vez que são frequentemente associados à mesma vários benefícios para a saúde, razão pela qual muitas pessoas a incluem no seu plano alimentar.
Benefícios da farinha de feijão branco
Como é rica em nutrientes, a farinha de feijão branco tem alguns benefícios para a saúde, entre os quais, podemos realçar:
Ajuda a emagrecer -Devido à ação de uma proteína designada de faseolamina, esta farinha ajuda a reduzir a absorção de hidratos de carbono, fomentando o emagrecimento.
Melhora o sistema imunológico – Como melhora o funcionamento do intestino e contribui para a proliferação de bactérias benéficas para o seu corpo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, a sua saúde.
Previne a diabetes – Como as propriedades existentes na farinha derivada do feijão branco ajudam a controlar os níveis de insulina no corpo, tem um efeito positivo na prevenção da diabetes de tipo 2.
Promove os movimentos intestinais – Como esta farinha é rica em fibra, ajuda a promover os movimentos intestinais, combatendo, assim, a obstipação, bem como qualquer potencial sensação de inchaço.
Reduz o colesterol – Outro dos benefícios facultados pela presença das fibras é que diminuem a absorção do colesterol no processo digestivo, reduzindo assim os seus níveis no corpo.
Cuidados a ter com o consumo de farinha de feijão branco
Naturalmente, para poder colher os benefícios proporcionados por esta farinha, é preciso ter alguns cuidados com a forma como consome a mesma, nomeadamente com a dosagem. A esse respeito, a orientação tradicional passa por consumir cerca de 5 gramas de farinha, o que equivale a uma colher de café, diluídas em água, cerca de meia hora antes das principais refeições. Por outro lado, se preferir consumir a farinha na preparação dos alimentos, é importante que não ultrapasse os 30 gramas diários.
É importante estar atento à dosagem que consome desta farinha, porque, quando a mesma é consumida de forma excessiva, pode acarretar alguns efeitos secundários prejudiciais para a sua saúde, como náuseas, vómitos ou diarreia.
Por outro lado, existem também algumas pessoas que devem evitar esta farinha, nomeadamente as mulheres grávidas, bem como pessoas que sofrem de determinadas condições médicas, como a anemia, caso em que devem consultar um médico antes de consumirem a mesma, para aferir da sua segurança.
Fontes de farinha de feijão branco
Além dos cuidados referidos, para que possamos usufruir dos seus benefícios, é importante saber como adquirir esta farinha, bem como saber quais as suas fontes ou aplicações. Normalmente, podemos encontrar facilmente a farinha de feijão branco numa superfície comercial convencional ou, em alternativa, numa loja de produtos naturais, já devidamente moída, pelo que não tem de passar pelo procedimento da moagem, exceto se tiver gosto em fazer a sua própria farinha, o que é perfeitamente viável.
A farinha, por sua vez, tem um leque abrangente de aplicações em termos culinários. Assim sendo, é possível utilizar a mesma para fazer sopa, pão, bolos, entre outros alimentos, facilitando, sem dúvida, a sua integração na alimentação.
Apesar da diversidade de formas às quais pode recorrer para integrar a farinha de feijão branco na sua alimentação, deverá integrar sempre a mesma no âmbito de uma dieta saudável e diversificada, tendo os cuidados referidos acima, para que possa beneficiar dos seus efeitos positivos e prevenir a eclosão de qualquer potencial efeito secundário prejudicial para a sua saúde.