A gordura trans é uma gordura presente naturalmente em certos alimentos, como a carne e produtos lácteos, mas, num âmbito industrial, a mesma é regularmente adicionada a alimentos de forma a prolongar o seu tempo de vida útil. Todavia, segundo o que especialistas defendem, devido aos seus potenciais malefícios para a saúde, trata-se do pior tipo de gordura que se pode consumir, como poderá, de resto, constatar abaixo.
Malefícios da gordura trans
Existem, portanto, alguns malefícios para a saúde que surgem frequentemente associados à gordura trans, nomeadamente:
Aumenta o mau colesterol – Segundo estudos científicos efetuados, este tipo de gordura tem a capacidade de aumentar o mau colesterol e baixar o bom colesterol, propiciando o aparecimento de doenças.
Eleva o risco cardíaco – Devido aos seus efeitos nefastos sobre os níveis do colesterol, esta gordura eleva consideravelmente o risco de ser afetado por doenças cardíacas.
Fomenta a diabetes – Embora os resultados de estudos nessa matéria sejam um pouco inconsistentes, julga-se que esta gordura aumenta consideravelmente o risco do aparecimento da diabetes.
Prejudica os vasos sanguíneos – Julga-se que esta gordura prejudica o revestimento interior dos vasos sanguíneos, conhecido por endotélio.
Propicia a inflamação – A inflamação excessiva está associada ao aparecimento de vários problemas de saúde e, nessa ótica, existem estudos que sugerem que esta gordura pode efetivamente propiciar a inflamação.
Cuidados a ter com o consumo de gordura trans
Especialistas na área alimentar recomendam que o consumo deste tipo de gordura se mantenha no mínimo possível, menos de 1% de calorias. Seguir estas recomendações é vital para evitar os potenciais malefícios, em concreto para prevenir o aparecimento de doenças cardíacas.
Como não existem quaisquer benefícios para a saúde associados a este tipo de gordura, é importante saber de antemão quais são as suas fontes, para que possa evitar, quando possível, os alimentos ricos na mesma. Naturalmente, um nutricionista poderá ajudar-lhe a conceber um plano alimentar que permita incluir boas fontes de gordura em detrimento de outras fontes prejudiciais para a sua saúde, passíveis de elevar o mau colesterol e baixar o bom, como é o caso da gordura trans.
Fontes de gordura trans
Existem vários alimentos que contêm a gordura trans, contudo, mesmo assim, é possível apontar alguns dos mesmos, pois encontramos este tipo de gordura em alimentos fritos, como os donuts, e produtos de panificação, como tortas, biscoitos e massa de pizza.
É possível também identificar à partida os alimentos que contêm este tipo de gordura ao verificar o rótulo nutricional, isto é, a lista de ingredientes, sendo que só em determinadas situações essa informação pode não constar do mesmo, nomeadamente quanto esse tipo de gordura não ultrapassa o meio grama. Por vezes, esta gordura pode também estar presente no rótulo com outro nome, como o óleo parcialmente hidrogenado, pelo que é outro aspeto ao qual deverá estar atento para detetar os resquícios desta gordura.
Além de controlar o consumo deste tipo de gorduras, é importante assegurar que se deve manter uma dieta equilibrada, com boas fontes diversificadas de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, de forma a usufruir de um corpo saudável e, deste modo, prevenir a eclosão de potenciais problemas para a saúde.