A hortelã é uma planta com propriedades medicinais, usada desde a antiguidade no tratamento de diversas patologias. Embora muitos de nós conheçamos esta planta pelos diversos produtos baseados na mesma que encontramos facilmente à venda em superfícies comerciais, é indubitável que a mesma tenha diversos benefícios para a saúde, os quais, certamente, estão intimamente ligados ao valor nutritivo da mesma, que é rica em vitaminas e minerais.
Benefícios da hortelã
São vários os benefícios que são frequentemente associados à hortelã, contudo, mesmo assim, podemos destacar alguns dos mesmos, nomeadamente:
Ajuda pessoas com asma – Devido às suas propriedades, é muito benéfico para pacientes com asma, uma vez que funciona como relaxante e alivia a congestão, desde que se tome alguns cuidados com a dose, para não irritar o nariz ou a garganta.
Combate as náuseas – O seu aroma fresco e forte resulta num remédio natural, que é eficiente e célere, para combater as náuseas, ajudando a recuperar o seu bem-estar.
Fomenta a memória – Alguns estudos recentes sugerem que o consumo regular de produtos com este ingrediente ativo pode fomentar a memória, permitindo uma melhor retenção da mesma e, em simultâneo, despertando um estado de alerta mental.
Previne o cancro – Pesquisas científicas já demonstraram que algumas enzimas naturalmente presentes nesta planta podem ajudar a prevenir o cancro e a tratá-lo.
Promove a digestão – Tem a capacidade de aliviar o estômago e, ao mesmo tempo, combater a indigestão ou a inflamação. Nesse sentido, sob a forma de chá, pode ajudar a promover a digestão.
Cuidados a ter com o consumo de hortelã
De forma a colher os benefícios da hortelã, é importante ter em atenção a dosagem que consome diariamente, de forma a não exagerar no seu consumo. De qualquer das formas, até 50 gramas por dia, ou seja, cerca de duas colheres de sopa, é uma dose vista como segura pelos especialistas, pelo que pode adotar a mesma no seu plano alimentar. O seu consumo excessivo, por outro lado, pode ter alguns efeitos secundários, como a diminuição da sensibilidade, o que é de todo evitável.
Contudo, além da dosagem, existem outros aspetos com os quais deverá ter algum cuidado. Isto acontece, porque devido às suas potenciais interações, o consumo de produtos derivados desta planta não é recomendado a pessoas que apresentam determinadas patologias ou condições clínicas avessas ao seu consumo, como é o caso das mulheres grávidas ou a amamentar, pacientes com anemia, entre outros.
Por isso, se sofre de alguma condição médica ou apresenta algumas dúvidas sobre se o seu consumo é apropriado para si, consulte um médico ou nutricionista, para que possa obter alguma informação personalizada e, deste modo, saber se pode consumir produtos baseados nesta planta ou, pelo contrário, deve evitar a mesma.
Fontes de hortelã
As folhas da hortelã podem ser usadas na confeção de alimentos, nomeadamente em sopas e saladas, bem como para temperar os mesmos. Além disso, podem ser usadas para fazer sumo ou para fazer chá, quiçá a sua aplicação mais popular, nomeadamente para facilitar a digestão.
Trata-se, sem dúvida, de um ingrediente saudável e que deve ser enquadrado no seu plano alimentar, num contexto de uma dieta equilibrada e diversificada, desde que tenha em atenção os cuidados inerentes ao seu consumo, para que possa tirar o máximo proveito do mesmo.