A lipoaspiração é um método para moldar o corpo, retirando gordura localizada, por forma a que consiga ter uma silhueta de sonho. Durante o procedimento é de facto retirada gordura, mas apenas em pequenas quantidades, não resultando numa substancial perda de peso, mas num corpo mais firme e escultural. O que significa que a lipoaspiração não é a cirurgia para quem procura emagrecer, mas para quem procura perder gordura.
Então como posso emagrecer?
Se o seu objetivo é perder gordura não há grandes atalhos que não o desporto e uma alimentação saudável.
Se não serve para emagrecer porque é há tanta gente a fazer uma lipoaspiração?
Vou lhe contar a minha experiência. Há uns 4 anos eu estava com um problema de excesso de peso. Estava 10kg acima do meu peso ideal. Então resolvi que estava na altura de ir para o ginásio e começar uma dieta rigorosa para me ver livre da gordura.
Passado um ano, tinha perdido 8kg e estava-me a sentir muito bem, não fossem umas gordurinhas nas minhas nádegas que, por mais exercícios localizados que fizesse, teimavam em não sair.
Farta dessas gordurinhas, marquei uma consulta com a Dra. Luísa Magalhães Ramos, que me recomendou uma lipoaspiração para perder aquela gordura localizada. Disse-me também que eu era a paciente perfeita para esta operação, pois mantinha uma vida saudável e estava perto do meu peso ideal.
Passei ainda uns dias a pensar. Até que, já farta de ver as minhas nádegas assim, marquei e fiz a cirurgia. Imediatamente a seguir à intervenção, nota-se que perdemos gordura. Mas só depois de todo o processo pós-operatório é vemos o resultado final e isso demora mais ou menos 3 meses.
Passado umas semanas, quando deixei de usar a cinta modeladora – que além de moldar evita que a pele fique descaída – ainda estava melhor. Finalmente, ao fim de mais umas semanas e já sem qualquer inchaço, achei o resultado espantoso.
Depois da lipoaspiração a gordura pode voltar?
Esta foi uma das perguntas que fiz à Dra. Luísa logo a seguir à minha lipo. E realmente a gordura pode voltar, mas não às partes do corpo onde foi feita a intervenção. Isto porque as células de gordura que são retiradas dessa zona foram-se para sempre. No entanto, se voltarmos a ganhar peso há outras células de gordura que podem armazenar os excessos.
Para garantir que os resultados da lipoaspiração se mantenham, o melhor é mesmo não ganhar peso. Para mim isto não foi complicado, bastou-me apenas voltar à rotina de exercícios e à dieta que tinha antes da operação. Agora, passados mais de dois anos, continuo impecável, a prova são os piropos que continuo a receber de vários homens. E adivinhem lá para que zona do meu corpo é que eles olham mais?
Em que partes do corpo se pode fazer a lipoaspiração?
Pode ser feita em quase qualquer parte do corpo, mas as mais comuns são em zonas problemáticas, onde se acumula gordura localizada, como as nádegas, ancas, barriga, braços e pescoço. Isto porque o processo é simples, apenas é feita uma pequena incisão na zona a ser tratada, onde depois é inserido um tubinho que aspira a gordura.
Resumindo, se está à procura de perder peso, a lipoaspiração não é para si. Mas se procura perder gordura numa parte específica do seu corpo, experimente e espante-se com os resultados.
Marque já uma consulta com a Dra. Luísa Magalhães Ramos.