A mamoplastia de aumento é uma cirurgia a que muitas mulheres costumam recorrer para ter seios maiores e, dessa forma, seguir os padrões de beleza actuais. Contudo, a verdade é que ainda impera muita falta de informação. Por exemplo, uma boa parte das pacientes tem a certeza de que a mamoplastia é a solução indicada para corrigir a flacidez nos seios. O que não é verdade.
Por que surge a flacidez?
Em primeiro lugar, deve-se sublinhar que a flacidez da mama surge perante um desequilíbrio entre o seu conteúdo e a pele envolvente. Sendo assim, enquanto a mama contar com um conteúdo que preencha totalmente a pele, o seio permanece acima do sulco mamário, isto é, da dobra que se encontra abaixo da mama. Há um conjunto de factores que acaba por contribuir para esta desarmonia: desde uma gravidez a um aumento de peso seguido de emagrecimento.
Devido ao seu aspecto inestético, existe uma procura por soluções para reverter a flacidez das mamas. A mamoplastia de aumento é uma das mais requisitadas, só que, na verdade, a prótese nunca conseguirá levantar os seios. É que o silicone é colocado abaixo da glândula mamária e, por isso, apenas acontece uma subtil projecção da glândula para o pólo superior. Contudo, não existe qualquer preenchimento de pele.
Sabia que a mamoplastia de aumento não é a mais indicada para os casos de flacidez?
Infelizmente, diversas pacientes já cometeram o erro de se submeter a uma mamoplastia de aumento, mesmo tendo uma mama de tamanho normal, para conseguir levantar os seios. O resultado… não é nada bom: no final da intervenção, as mulheres ganham umas mamas enormes, mas sem firmeza, agravando-se o seu complexo. Daí que seja necessário recorrer a um novo procedimento para que se consiga corrigir o erro.
Por este motivo, a mamoplastia de aumento não é a melhor solução para a flacidez nos seios. No lugar desta intervenção, deve-se optar por uma mastopexia. Trata-se de um procedimento através do qual é possível retirar e esticar a pele que se encontra em excesso, o que acaba por aumentar a firmeza de todo o busto. As cicatrizes, que são uma das principais preocupações associadas a este tipo de procedimentos, ficam bem disfarçadas.
A lembrar que a mastopexia pode ser realizada em mulheres que estejam acima do peso. Porém, caso haja uma grande perda de quilos, a mama pode sofrer uma nova queda. A anestesia será sempre local, contando com uma sedação assistida, e o pós operatório não é doloroso, desde que o paciente siga à risca os conselhos de médicos especialistas e experientes, sobretudo no que toca à movimentação dos braços.
Já agora, fique ainda a saber que, para os casos de seios demasiado grandes, é aconselhável recorrer a uma mastoplastia redutora: através deste procedimento, qualquer mulher pode reduzir o tamanho das mamas.