O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicar, de estabelecer relacionamentos e de comportamento. O autismo provoca reacções diferentes ao que se passa à volta. Sons considerados normais podem incomodar um autista, de forma a levá-lo a tapar os ouvidos. Uma criança autista é muito sensível ao toque pois qualquer tipo de toque pode ser muito desconfortável. Crianças com autismo têm mais dificuldade, ou não conseguem, associar, por exemplo, um sorriso a um estado emocional. Relativamente às palavras, uma criança autista não consegue associar as palavras ao seu significado.
Nos últimos 10 anos têm sido levados a cabo estudos sobre o efeito da massagem Chi Kung no restabelecimento e coordenação dessas funções, sendo os resultados surpreendentes verificando-se uma melhoria do desenvolvimento da linguagem, das competências escolares e comportamentais, e uma redução do comportamento característico das crianças com esta disfunção.
A massagem Chi Kung tem sido utilizada para a redução e tratamento dos sintomas do autismo nas crianças. Esta técnica deve ser feita individualmente por um instrutor especializado nesta área e posteriormente pelos pais, que deverão ter formação para poderem aplicar, diariamente, esta massagem aos seus filhos.
A Massagem Chi Kung é composta por 12 movimentos:
MOVIMENTO 1 – Abrir e Acalmar
Consiste em dar palmadas, com uma mão em concha, no topo da cabeça para conduzir a energia para baixo, em direção aos pés. De seguida são dadas palmadas, em sentido descendente, na parte de trás da cabeça, costas e pernas.
Este movimento ajuda a desobstruir o cérebro e a despertar os sentidos. Ajuda também a acalmar.
MOVIMENTO 2 – Ajudar a sentir melhor
Consiste em dar palmadas, com ambas as mãos em concha, no topo da cabeça seguindo para as costas e pernas para conduzir a energia para baixo, tornando a pele mais sensível e permitindo à criança sentir dor quando se magoa, frio, calor.
MOVIMENTO 3 – Ajudar a não ficar zangado
Consiste em dar palmadas, com as mãos em concha, em sentido descendente, nos ouvidos, pescoço, parte lateral do tronco e pernas.
Este exercício ajuda a criança a olhar diretamente para outras pessoas, a lidar com a frustração e a controlar a agressividade. Ajuda também a purificar os órgãos, em particular o fígado, ativando o fluxo de energia.
O MOVIMENTO 4 – Ajudar a Ouvir
Consiste em tocar com subtileza nos ouvidos e depois começar a dar palmadas, com a mão em concha, na parte lateral do pescoço seguindo para os ombros, braços e mãos.
Este exercício ajuda a ativar a audição de forma a despertar a criança para o mundo que a rodeia e a ter vontade de participar.
MOVIMENTO 5 – A Relacionar com os Outros
Consiste em segurar a mão da criança e movimentar o seu braço para cima e para baixo.
Este exercício ajuda a criança a manter o contacto visual com quem lhe faz a massagem e a sentir-se mais desinibido no contacto visual com outras pessoas, principalmente com a família.
MOVIMENTO 6 – Ajudar a Comunicar e a Falar
Consiste em friccionar os dedos das mãos.
Este exercício ajuda o movimento da língua e dos lábios de forma a promover a fala. Cada Cada dedo está ligado um canal diferente: o polegar aos pulmões, o dedo indicador ao nariz, o dedo médio ao coração, o dedo anelar aos ouvidos, e o dedo mindinho à língua. Se tiver havido infecções, os dedos podem estar mais sensíveis e a precisar pressão adicional.
MOVIMENTO 7 – Ajudar a Acalmar
Consiste em dar palmadas, com as mãos em concha, na parte da frente do corpo peito e costelas. Este exercício ajuda a acalmar e a fazer fluir o fluxo de energia.
MOVIMENTO 8 – Ajudar com os Distúrbios Intestinais
Consiste em friccionar a barriga com nove círculos no sentido horário, seguidos de nove círculos no sentido anti-horário, e novamente nove círculos no sentido horário. Este exercício é utilizado no caso do intestino funcionar normalmente ou apresentar sintomas de diarreia.
Se o intestino apresentar sintomas de obstipação, fricciona-se a barriga com nove círculos no sentido anti-horário, seguidos de nove círculos no sentido horário, e novamente com nove círculos no sentido anti-horário.
MOVIMENTO 9 – Ajudar o Aparelho Digestivo
Consiste em friccionar a barriga e continuar o movimento, no sentido descendente, seguindo pelas pernas em direção à parte de cima dos pés. Este exercício ajuda o sistema digestivo a eliminar toxinas e a fortificar as pernas.
MOVIMENTO 10 – Ajudar a Dormir
Consiste em massajar as pernas, em sentido descendente, dos joelhos aos pés para ajudar a relaxar as pernas. Ajuda a relaxar e acalmar a criança e ter uma boa noite de sono.
MOVIMENTO 11 – De Volta ao Centro da Barriga
Consiste em friccionar e pressionar os dedos dos pés e movimentar as pernas como se a criação estivesse a pedalar, em simultâneo. O trabalho com os dedos dos pés ajuda a fortalecer o resto do corpo.
Cada dedo do pé está ligado a um canal diferente. O grande dedo do pé, o segundo e o terceiro dedos do pé correspondem com a digestão. O quarto dedo do pé corresponde com a desintoxicação, e o dedo mindinho do pé corresponde com o rim e a bexiga.
Se um dedo do pé está mais sensível do que outros, isto pode significar que existe algum bloqueio e neste caso é possível fazer pequenas pressões adicionais neste dedo do pé.
MOVIMENTO 12 – Ajudar Cérebro a Aprender
Consiste em pressionar e empurrar os dois pés em simultâneo.
Este exercício faz com que seja conduzida a energia no sentido ascendente, dos pés em direção à cabeça. Ajuda o cérebro a fazer conexões.
Foram seleccionados alguns exercícios considerados mais adequados a diferentes patologias, nomeadamente o deficit de atenção, a gestão de emoções e o autismo. Relativamente a esta última patologia foram encontrados, no Qigong Sensory Training Institute nos EUA, alguns estudos, desenvolvidos por académicos, que comprovam os benefícios da massagem Qigong no desenvolvimento de crianças autistas.
A massagem Qigong deve ser praticada pelo terapeuta directamente ao seu paciente cumprindo a sequência dos 12 movimentos.