A quitosana é um tipo de fibra que é derivado da quitina, uma substância que se desenvolve nas cascas exteriores de crustáceos, como os caranguejos ou a lagosta.
Quando comparado com outros tipos de fibra, este permite facultar um benefício adicional a quem o consome, uma vez que, quando viaja pelos intestinos, tem a capacidade de se ligar a uma pequena quantidade de gordura e removê-la do corpo, prevenindo, assim, que esta gordura seja absorvida. Devido a esta razão, muitas pessoas adotam a quitosana no seu plano alimentar, embora a sua eficácia em termos de perda substancial de peso ainda não tenha sido devidamente comprovada.
Benefícios da quitosana
Nesse sentido, apesar de alguns dos benefícios associados a este tipo de fibra ainda carecerem de mais estudos que os fundamentem, o seu consumo tem crescido paulatinamente. Vejamos alguns dos benefícios:
Ajuda a perder peso – Quando combinado com uma dieta restritiva em termos de calorias, existem indícios de que pode efetivamente ajudar a perder peso, ao prevenir a absorção de algumas porções de gordura no corpo.
Fomenta a regeneração – Após uma cirurgia plástica, algumas pesquisas constataram que a sua aplicação direta na área afetada, ajudava a cura e, em simultâneo, reduzia a formação de cicatrizes.
Reduz o colesterol – Os resultados dos estudos efetuados necessitam de ser comprovados, mas existem indicadores de que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, especialmente em pessoas obesas.
Trata a periodontite – Alguns estudos sugerem que a aplicação de ascorbato de quitosana diretamente na gengiva pode ajudar a tratar a periodontite.
Cuidados a ter com o consumo de quitosana
Para usufruir dos benefícios referidos acima, deverá certificar-se de que toma a dose recomendada, sendo que, neste caso, varia entre 1 a 3 gramas, dependendo do que for prescrito pelo seu médico ou nutricionista. Contudo, é preciso ter em linha de conta que os suplementos só devem ser consumidos quando forem realmente necessários, em caso de situações de excesso de peso ou de colesterol demasiado elevado.
O consumo diário desta fibra deverá ser, nessa ótica, controlado. Isto acontece porque, uma vez que impede a absorção de parte da gordura, pode também impedir a absorção de algumas vitaminas importantes para o seu corpo, nomeadamente as vitaminas A, D, E e K, a par de fitoquímicos que são importantes para prevenir determinadas doenças. Além disso, pode também interferir com alguns medicamentos, mais concretamente anticoncecionais, pelo que este é um aspeto que não deverá ser descurado.
Fontes de quitosana
Apesar de estar presente em alguns alimentos, nomeadamente nos crustáceos, a forma mais popular de consumir esta vitamina, de forma a colher os seus benefícios, passa pelo consumo de suplementos. Os suplementos são especialmente indicados para pessoas que procuram perder peso ou baixar os níveis de colesterol, sendo, contudo, recomendável consultar um profissional de saúde especializado antes de tomar este ou qualquer outro suplemento, devendo sempre integrar os mesmos num plano alimentar devidamente saudável e equilibrado.
A quitosana tem, como veiculamos acima, vários benefícios para a saúde, mas também requerem alguns cuidados aos quais deverá estar atento, caso consuma esta fibra com regularidade, independentemente da fonte que escolher, quer através de suplementos existentes para o efeito, quer através de fontes orgânicas, nomeadamente recorrendo aos alimentos.