A tapioca é produzida com base na fécula da mandioca e, apesar de ser uma iguaria brasileira, com origem indígena, tem ganhado paulatinamente popularidade, nos últimos anos, em todo o mundo.
Isto acontece porque, uma vez que não contém glúten, esta tem sido amplamente utilizada como forma natural e saudável de substituição do pão, além de ter um conjunto de propriedades que transporta diversos benefícios para o corpo, promovendo um sistema digestivo mais saudável, fomentando os índices energéticos, entre outros. Porém, apesar de todas as suas potencialidades, os seus benefícios, cuidados a ter, bem como fontes, são ainda desconhecidos para muitas pessoas.
Benefícios da tapioca
Este é, sem dúvida, um alimento nutritivo e delicioso que pode integrar no seu plano alimentar, mas que, acima de tudo, acarreta vários benefícios para a saúde, entre os quais podemos realçar:
Ajuda a ganhar peso – Para quem deseja ganhar peso, em detrimento de perder o mesmo, este alimento pode ser um forte aliado deste propósito, uma vez que é uma fonte natural, saudável e rica em hidratos de carbono.
Fomenta a sua energia – É um alimento rico em hidratos de carbono, sendo por isso uma fonte importante de energia, sem as desvantagens da gordura saturada ou do mau colesterol, para que tenha bons índices energéticos no seu quotidiano.
Promove a saúde digestiva – Um dos seus maiores benefícios é que promove um sistema digestivo mais saudável, devido aos seus elevados valores em fibra dietética, a qual ajuda na digestão, entre outros efeitos positivos para o corpo.
Protege os ossos – Uma vez que contém a vitamina K, ferro e cálcio, elementos que ajudam a desenvolver e a proteger os ossos, a sua integração na alimentação ajuda a manter a saúde óssea durante o processo de envelhecimento.
Reduz a pressão arterial – Como contém potássio, um mineral crucial para o corpo humano e vasodilatador, permite aliviar a tensão nos vasos sanguíneos e artérias, reduzindo assim a pressão arterial.
Cuidados a ter com o consumo de tapioca
Apesar de todos os benefícios associados à tapioca nas suas várias formas, é preciso ter em linha de conta que a mandioca, quando não é devidamente preparada, processada ou cozinhada, pode ser prejudicial à saúde. Isto acontece porque a mandioca produz cianeto, que é um composto extremamente tóxico para humanos. Nessa ótica, apesar de os produtos que compra num supermercado serem perfeitamente saudáveis e poderem ser consumidos sem qualquer tipo de problema, é certo que a tapioca nunca deve ser processada ou consumida no seu estado original, sem ter qualquer conhecimento de como preparar a mesma para consumo.
Além disso, devido ao seu elevado valor calórico e alto índice glicémico, deve também ser evitada, caso esteja a tentar perder peso ou tenha problemas de saúde, como a diabetes, para evitar potenciais efeitos secundários.
Fontes de tapioca
Atualmente, é possível encontrar este alimento sob diversas formas, em produtos à venda numa superfície comercial perto de si, desde grânulos, flocos ou pós, pelo que tem várias escolhas ao seu dispor. Para incrementar o valor nutritivo, é possível conjugá-lo com outros elementos, quer para a própria massa, quer para o recheio.
Não existem referências quanto às doses diárias recomendadas de tapioca, porém, a mesma deve ser integrada no âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada, com alimentos diversificados, de forma a colher todos os seus benefícios e evitar quaisquer efeitos secundários nefastos que possam interferir com a sua saúde e bem-estar.