A vitamina A, também designada de retinol, é uma vitamina com ótimas potencialidades para a nossa saúde, uma vez que melhora a visão e fortalece o sistema imunitário. É possível dividir esta vitamina em dois tipos, nomeadamente o tipo ativo, sob a forma de retinóides, quando tem origem animal e, igualmente, o tipo betacaroteno, que é o derivado das plantas.
Medicamentos, quer tópicos, quer orais, com a presença desta vitamina são habitualmente prescritos para debelar várias patologias, razão pela qual é uma vitamina com vários benefícios, devendo, por isso, ser integrada de forma natural no seu plano alimentar quotidiano, recorrendo às diversas fontes orgânicas desta vitamina.
Os benefícios da vitamina A
Qualquer vitamina acarreta benefícios para a sua saúde, desde que tomada de forma equilibrada e, nesse sentido, a vitamina A não é exceção, sendo associada à mesma diversos benefícios. Entre estes, podemos realçar os seguintes:
Abranda o envelhecimento – Uma vez que tem propriedades que ajudam a eliminar as rugas, reduzindo as linhas e manchas na pele, retarda os efeitos do envelhecimento.
Combate a acne – Esta vitamina, como propicia a redução da produção de sebo, ajuda a combater a acne. Além disso, reforça os tecidos protetores da pele, melhorando a saúde geral e vitalidade da superfície da pele.
Mantém a pele suave – A vitamina ajuda a impedir os radicais livres e toxinas de afetarem o seu corpo, uma vez que os mesmos poderiam danificar a sua pele, mantendo ainda a humidade natural desta, a qual permite que se mantenha suave.
Melhora a sua imunidade – Melhora a imunidade do seu corpo contra infeções, aumentando a resposta dos linfócitos contra antígenos causadores de doenças.
Previne certos tipos de cancro – A vitamina A é um poderoso antioxidante e, por isso, ajuda a prevenir certos tipos de cancro.
Promove uma melhor visão – Esta vitamina ajuda a melhorar a sua visão, uma vez que permite que os seus olhos se ajustem a alterações na luz, mantém os olhos húmidos e melhora a sua capacidade de visão noturna.
Cuidados a ter com o consumo de vitamina A
Uma eventual deficiência dos níveis desta vitamina pode acarretar alguns problemas graves para a saúde, como infeções virais, pelo que os mesmos devem ser permanentemente controlados para evitar potenciais problemas. Por outro lado, também não é conveniente ter níveis superiores aos recomendados, uma vez que um eventual excesso desta vitamina pode causar irritabilidade, náuseas, vómitos e mesmo queda de cabelo, pelo que é uma situação de todo evitável.
Nesse sentido, as doses recomendadas desta vitamina variam substancialmente de acordo com a idade das pessoas. Todavia, para pessoas com uma idade igual ou superior a 14 anos, a quantidade aconselhável da mesma situa-se na ordem dos 700 microgramas para pessoas do sexo feminino e dos 900 miligramas para pessoas do sexo masculino.
Fontes de vitamina A
A maior parte das pessoas obtém os níveis recomendados desta vitamina através de fontes naturais da mesma, isto é, através da alimentação. Mesmo assim, em caso de carência desta vitamina, devido a uma dieta inadequada a um problema médico, pode ser recomendado tomar suplementos para equilibrar os seus níveis.
De qualquer das formas, tem ao seu dispor diversas fontes de vitamina A orgânicas e passíveis de serem incluídas no seu plano alimentar, como a batata doce, as cenouras, a abóbora, alface romana, alperces secos, pimentão vermelho, atum, frutas tropicais como a manga, entre outras fontes.
A adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, contendo exemplos de fontes ricas desta vitamina como as supracitadas, normalmente, é tudo o que necessita para colher os benefícios facultados pela mesma e otimizar a sua saúde.