Já dizia o refrão daquela música popular: «os homens estão cada vez mais bonitos». Na verdade, nos últimos anos, o género masculino tem demonstrado uma maior preocupação com a sua imagem e adoptado alguns comportamentos exemplares para melhorar a estética do seu rosto e corpo. Por exemplo, está a tornar-se um pouco incomum encontrar um homem com o cabelo desgrenhado, com uma cara repleta de imperfeições e em fora de forma.
Qual é a importância de uma abdominoplastia no homem?
No entanto, por vezes, quando se recorre a procedimentos estéticos, os pacientes do género masculino não pretendem apenas resolver questões relacionadas com a beleza. Melhorar o aspecto físico corresponde a um aumento de auto-estima e, acima de tudo, de bem-estar.
Vejamos o caso dos homens que sofrem quando se olham ao espelho e reparam na existência daquelas gordurinhas a mais, causadas quer por uma alimentação incorrecta, quer pelo sedentarismo. Neste tipo de situações, para além de haver um enorme desgosto por estar acima do peso, os pacientes masculinos com gordura abdominal excessiva têm três vezes mais colesterol elevado e sete vezes mais diabetes, em comparação com os indivíduos com perímetros de cinturas normais. Por outro lado, um perímetro abdominal no homem que seja igual ou superior a 102 cm pode originar um muito elevado risco cardiovascular, tal como concluiu o cardiologista Manuel Carrageta no seu livro «Como ter um coração saudável».
Como já foi referido, o género masculino está cada vez mais consciente das vantagens em estar em forma. É por isso que muitos homens recorrem a todos os meios para perder a barriguinha: desde o abandono completo do consumo de cervejas às idas ao ginásio, sem esquecer a adopção de uma alimentação mais saudável. Quando se esgota as soluções, só existe uma única, definitiva e eficiente saída: a cirurgia plástica, mais propriamente a abdominoplastia no homem, indicada para casos em que predomina um excesso de pele pouco elástica ou muito estriada.
Sabia que uma abdominoplastia no homem não é suficiente para manter a boa forma?
A verdade é que a abdominoplastia no homem é uma cirurgia plástica cada vez mais requerida, visto que não só contribui para um abdómen mais harmonioso e equilibrado com o resto do corpo, mas também promove uma maior auto-estima, confiança e qualidade de vida a cada um dos pacientes.
A acrescentar que a saliência abdominal masculina geralmente é condicionada por depósitos de gordura intra-abdominal, não sendo, portanto, acessível aos métodos de tratamento mais habituais.
Antes de se iniciar uma abdominoplastia no homem, é fundamental que se aposte num regime alimentar para perder peso. Logo, esta cirurgia plástica não é a única solução para ficar em forma: a abdominoplastia no homem deve ser combinada com hábitos mais saudáveis, como uma alimentação mais equilibrada e nutritiva ou a prática de exercícios físicos. Só através de uma correcta manutenção, é que será possível manter a silhueta conquistada por esta intervenção.
Para quem não saiba, uma abdominoplastia no homem é uma remoção cirúrgica da pele e da gordura em excesso e localizada, normalmente, na parte inferior da região abdominal.
Realizando-se sob anestesia epidural ou geral, esta intervenção consiste numa incisão por cima da púbis e que se prolonga até às ancas. Desta forma, a abdominoplastia no homem pretende remover o excesso de gordura que se situa entre o umbigo e a púbis. De seguida, a pele restante, localizada acima do umbigo, é esticada para cobrir o defeito criado. Quando é necessário, opta-se por realizar a reconstrução dos músculos.
Será que existe diferenças entre a abdominoplastia no homem e na mulher? Realmente, nos casos masculinos, há uma cicatriz mais recta, devido ao formato natural do corpo masculino. De resto, esta marca situa-se próxima dos pêlos púbicos, o que sem dúvida proporciona uma excelente camuflagem que contribui para a imperceptibilidade da cicatriz.
Em caso de dúvida, consulte-se com o seu médico para saber mais sobre abdominoplastia no homem