O acne é um pesadelo para muitos adolescentes, demolindo-lhes a auto-estima, provocando mesmo problemas de interacção social e complexos.
E se para muitos o final da adolescência é uma salvação, outros há a quem a idade adulta os presenteia com acne tardio. Esta é uma condição que poderá importunar até mesmo quem vive com quem procura soluções desesperadas para tratar acne.
Caso em particular, um bom amigo meu sofre de acne, mas insistindo em não consultar um dermatologista, vai tentando um remédio caseiro que consiste num perturbador exercício de MacGyverismo cosmético através da aplicação na face de uma mistela de claras de ovos, limão e uma data de outros ingredientes. Escusado será dizer que o efeito é nulo, acabando o remédio improvisado por permanecer mais tempo pelo mobiliário da casa que pela face do meu amigo.
Acne: remédio caseiro é solução ineficaz.
Podemos tentar de tudo, mas quando sofremos de acne severa, só mesmo a intervenção por parte de um dermatologista pode produzir algum efeito. Isto porque a maioria dos remédios caseiros incidem sobre o sintoma do problema (o acne), não sobre a sua causa (aumento da produção de sebo, inflamação das glândulas sebáceas, etc.).
Antes de pensar em curas milagrosas, tenha desde logo mais cuidado com a pele, tratando-a com lavagem com recurso a produtos de limpeza hipoalergénicos. Se o acne continuar a ser um problema, não coce as borbulhas, não as esfregue e evite espremê-las. Como infecções microbianas podem ser concomitantes com o surgimento das zonas de pus, estes actos podem agravar o acne, espalhando-o para zonas adjacentes.
Resumidamente, os remédios caseiros, apesar de toda a boa vontade, raramente resultam, e cuidados adequados podem ainda assim ser insuficientes.
Então que fazer? Procure um dermatologista!
Na verdade, por mais voltas que dê, muitos de nós só conseguirão solução definitiva para o acne através de uma consulta dermatológica. Estas consultas podem ser caras, tal como os produtos, mas se fizermos as contas a quantos produtos ineficazes já experimentamos, é bem possível que percebamos que não estamos realmente a poupar.
Se tem acne severo de natureza inflamatória e leva a sério a saúde da sua pele, o único tratamento seguro é através de um dermatologista. De outro modo, mesmo que consiga vencer o acne, arrisca as omnipresentes cicatrizes.
O acompanhamento dermatológico, por outro lado, possui estratégias que complementam a aplicação tópica de pomadas ou cremes. Combater a acne é na verdade um processo bastante complexo que teve em anos recentes uma evolução admirável. Os médicos dermatologistas podem hoje em dia utilizar luz ultra-violeta, executar drenagens ou infiltrações de corticosteroides que aliviam a inflamação.
As cicatrizes de acne também podem ser tratadas através de laser e de peelings, processos que são mais frequentemente associados a tratamentos de beleza tantas vezes tidos como fúteis.
Felizmente o acne não tem de ser uma batalha perdida. Com as técnicas hoje em dia ao dispor da medicina dermatológica, podemos obter tratamentos eficazes e duradouros, sem dor, sofrimento ou incómodo. E certamente sem espalharmos restos de soluções falhadas pelo chão da casa.
Para obter mais informação sobre acne e tratamentos, visite o site de uma clínica dermatológica. São geralmente informativos, com informações extensas e correctas, ao contrário do que tão frequentemente acontece na internet.