A acne é uma das patologias mais frequentes em todo o mundo. Quantas mulheres se identificarão com a sensação de nunca terem tido acne durante a adolescência e, de repente, se depararem com borbulhas indesejadas em determinada fase da vida adulta? Mulheres maduras em luta com a acne indesejável que, sem saberem porquê, decide aparecer por vezes em zonas mais expostas da face.
Se identifica-se com esta descrição, saiba como contornar o problema e resolver aquilo a que se chama de acne tardia. Além das consequências físicas, a acne tem um enorme impacto psicológico muito difícil de avaliar.
A acne atinge mais mulheres do que homens devido, sobretudo, à influência hormonal. Neste caso, somos nós «o elo mais fraco», uma expressão muito popularizada no seguimento de um concurso televisivo, pelo que há que tentar contornar o problema e tratá-lo com as soluções disponíveis. E elas existem!
Acne, um problema do sexo feminino!
A acne não é exclusivo da adolescência e afeta muitas mulheres em fase adulta, mesmo que durante o período da adolescência não tenham sofrido deste mal. Enquanto na adolescência a acne está intimamente ligada com um descontrole hormonal, em fase adulta pode surgir por inúmeras causas.
Alguns cuidados diários com a pele e a escolha correta nos produtos a aplicar, fazem toda a diferença na resolução do problema e no melhoramento da pele a todos os níveis. Há que limpar a pele, de manhã e à noite, com um produto de limpeza suave e sem sabão, hidratar a pele, durante o dia, com um hidratante reparador e à noite utilizar um creme de cuidado de tratamento e contra imperfeições. Desmaquilhar a pele devidamente e limpá-la à noite é um processo importante, não só para haver uma melhor performance por parte do hidratante como para não acumular sujidade. É igualmente importante a utilização de maquilhagem sem óleo, apropriada para peles com acne, tal como o uso de produtos de rosto com esse princípio.
É importante que quem sofre de acne tardio use maquilhagem sem óleo, pois vai ajudar no controle da oleosidade sem prejudicar a pele nem provocar o aparecimento de mais borbulhas. Também nestes casos uma base com boa cobertura irá ajudar a esconder imperfeições. Pode optar-se por aplicar antes da base um primer que tenha como princípio deixar a pele mate, ajudando a conter o excesso de brilho. De seguida deve aplicar-se sempre a base e um pó compacto em todo o rosto para ajudar na durabilidade, sendo usado também para retocar ao longo do dia, de modo a matificar a pele e tirar excessos de brilho.
Maquilhagem disfarça acne
Em matéria de maquilhagem, o grande desafio para as peles acneicas é o de recuperar uma aparência lisa. Para tal, comece por camuflar as imperfeições com um stick corrector verde, que esconde eficazmente as vermelhidões. Coloque uma pequena quantidade de corrector na borbulha com o dedo (devidamente limpo), de seguida aplique-o através de pequenos toques em cada imperfeição. Se estiver com olheiras, maquilhe-as com um corrector amarelo ou beje, mais adequados para as zonas violáceas.
Aplique de seguida com a ponta dos dedos, muito levemente, uma base fluída com o mesmo tom que o da pele. Não utilize bases compactas que se apliquem com uma esponja: as bactérias acumulam-se sobre a esponja e podem contaminar a pele. Para finalizar, pode fixar a maquilhagem e matificar a tez com um pó mineral aplicado ligeiramente com um pincel. Não se esqueça de lavar este pincel regularmente com água e sabão.
Para os olhos e para os lábios, evite a utilização de tons muito intensos e agressivos (violeta, verde, rosa…) que apenas vão destacar as vermelhidões das borbulhas. Opte por tons mais suaves (castanho, caqui ou toupeira para os olhos, beje ou rosa suave para os lábios) para uma maquilhagem leve e natural. Evite a utilização de texturas oleosas e os efeitos brilhantes ou glossy e opte para os olhos por sombras de tons mate e para os lábios por tons mate e acetinados, que favorecem bem mais as peles oleosas.