Um estudo promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Brasil) concluiu que os tratamentos de acupuntura são extremamente eficazes junto de pacientes que foram sujeitos a cirurgia ao cancro da mama, apresentando resultados surpreendentes ao nível do tempo de recuperação e da mobilidade pós-operatório. De fato, a acupuntura é uma terapia cada vez mais procurada por pessoas de todo o mundo, que procuram tratar as suas doenças e eliminar os sintomas que delas resultam, e que encontram aqui a solução para os seus problemas de saúde (física e psicológica). Se sente curiosidade acerca das vantagens da acupuntura, fique a conhecer um pouco melhor este ramo da medicina tradicional chinesa.
O que é a acupuntura?
A acupuntura é considerada pela Organização Mundial da Saúde como um método de tratamento complementar, que consiste na realização de um diagnóstico e na consequente aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, denominados “acupontos”. Baseando-se nas antigas teorias Chinesas acerca do fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), a acupunctura atua nos meridianos ou canais que cobrem o corpo (de forma semelhante aos nervos, às veias e às artérias) e que, internamente, estão ligados a todos os órgãos e tecidos. Deste modo, a aplicação de agulhas nos acupontos vai permitir tratar pontos específicos do corpo, atuando diretamente na cura de cada doença. Em paralelo, a acupuntura promove a regulação e o equilíbrio energético harmonioso do corpo, contribuindo para o bem estar e para a qualidade de vida dos pacientes.
Curiosamente, e ao contrário do que acontece com a medicina tradicional, a acupuntura mantém os mesmos princípios e as mesmas técnicas que se utilizavam nos primórdios da civilização chinesa. É, por isso, habitual que os pacientes desta terapia sejam confrontados com alguns termos, como os relativos aos cinco elementos, que persistem ainda nos dias atuais:
- tao (equilíbrio entre yin e yang)
- fluxo de chi (a energia vital)
- fluzo de xué (o sangue)
- zang (traduzido como órgão, por inexistência de palavra mais adequada)
- fu (literalmente oco, mas normalmente traduzido como víscera).
A acupuntura é, então, utilizada no tratamento da maioria das patologias do corpo humano, tais como:
- Ansiedade
- Insónias
- Depressão
- Stress
- Pânico
- Dores de Costas
- Dores Musculares
- Dores de Cabeça
- Artrites, Tendinites, Hérnias e Artrite Reumatóide
- Dores de Estômago
- Gastrite
- Hemorróidas
- Infertilidade
- Dores Menstruais
- Impotência Sexual
- Gripe, Asma, Sinusite, Rinite…
- Sequelas de A.V.C. (acidente cardiovascular)
- Complemento a Tratamentos Oncológicos
- Obesidade…
Os tratamentos de acupuntura são dolorosos?
Os acupontos ficam localizados sob a pele e não na sua superfície, pelo que, para que sejam devidamente estimulados, as agulhas têm de ser introduzidas em diferentes graus de inclinação, de acordo com cada caso. Sendo a acupuntura realizada por profissionais com grande formação e experiência, os tratamentos não são normalmente dolorosos, levando apenas a que alguns pacientes tenham sintomas diversos: como calor à volta dos pontos, cãibras, sensação de corrente elétrica e até relaxamento geral. Ocorrendo algum desconforto (o que é muito raro suceder), ele será sempre muito ligeiro, não necessitando de aplicação qualquer tipo de anestesia.
Para além disso, a acupuntura é extremamente segura, sendo todas as agulhas esterilizadas e mantidas nas condições sanitárias de maior exigência. Sem riscos ou complicações de maior a registar, a acupuntura pode ser normalmente realizada em qualquer pessoa, excepto nos casos em que se verifique:
- Insuficiências renal ou hepática;
- Doenças neurodegenerativas, como a esclerose múltipla;
- Infeções;
- Distúrbios hormonais e de vitaminas.
É ainda importante lembrar que a acupuntura é sempre sujeita a um diagnóstico prévio, que permite avaliar a condição de cada pessoa, acordando com ela todo o processo de tratamento que se prevê realizar. Ainda que os tratamentos sejam sempre de acordo com cada caso, a acupuntura é normalmente realizada duas a três vezes por semana, em sessões com a duração aproximada de 50 minutos.