A saúde é o bem mais precioso do ser humano. Pode ser rico, ter casas, carros e usufruir de todos os luxos que o dinheiro lhe pode oferecer, mas se não tiver saúde não consegue desfrutar dos prazeres da vida.
Ainda existe o mito que se um cidadão tiver muito dinheiro consegue procurar tratamentos no estrangeiro para curar uma doença incurável, mas nem todo o dinheiro do mundo compra a saúde, afinal quando chega a hora de partir, tanto morre um rico como um pobre e ambos vão para o mesmo lugar. Vejamos o caso de Steve Jobs: o magnata norte-americano, co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple faleceu aos 56 anos, vítima de um cancro no pâncreas. O milionário chegou a ingressar a lista dos homens mais ricos do mundo, mas o dinheiro não lhe possibilitou ter uma vida longa.
Exercício físico é benéfico para um estilo de vida saudável
A prática regular de exercício físico ajuda a manter um estilo de vida saudável. Para a geração depois de Abril tudo se tornou mais fácil e ter um carro deixou de ser um luxo, passando a estar ao alcance de qualquer um. Os prédios passaram a ter elevador, o número de transportes públicos aumentaram e os cidadãos habituaram-se a um sedentarismo que não existia anteriormente. As máquinas passaram a fazer as tarefas anteriormente realizadas pelo Homem, mas com o surgimento destas, apareceram também os problemas de saúde. Obesidade, hipertensão, diabetes tipo II, colesterol e doenças cardiovasculares passaram a fazer parte da sociedade atual. Menos atividade física significa uma menor qualidade de vida, mas para combater o sedentarismo a que está sujeito diariamente, é importante ocupar os tempos livres a praticar exercício físico, porque este melhora a função cardiovascular e respiratória, diminui os incidentes mortais, provocados por doenças cardiovasculares, previne o aparecimento da diabetes tipo II e de alguns tipos de cancro, diminui a massa gorda, aumenta a massa muscular, melhora a função imunitária, aumenta a sensação de bem-estar e a auto-estima. Para ter uma vida saudável, o importante é ser ativo, deixar o carro em casa e ir a pé para o trabalho, utilizar as escadas em vez do elevador e praticar atividades físicas diariamente, sejam elas caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta. O importante é não ficar parado.
Alimentação equilibrada melhora a sua saúde
Pequenas alterações ao seu estilo de vida podem afetar extraordinariamente a forma como se sente. Experimente a velha máxima: “saboreie o que come e coma o que lhe dá prazer, e quando parar de sentir prazer, pare de comer”. Muitas vezes comemos por hábito, e não saboreamos os alimentos que ingerimos. Quando saboreamos realmente o que comemos podemos descobrir que gostamos do que não sabíamos ou, ao contrário, que não gostamos daquilo que pensávamos gostar. Saborear a comida que ingerimos torna mais fácil preferir alimentos apropriados e quantidades adequadas.
Evite ingerir demasiados doces e aumente o seu humor
Uma alimentação equilibrada e adequada pode provocar boa disposição e um humor sem igual. Alimentos ricos em ómega3 e proteínas aumentam a serotonina, neurotransmissor existente no cérebro humano, que regula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, e a sensação de dor. Deve evitar consumir em demasia alimentos como o açúcar, mel, doces, bolos, bolachas e bebidas doces, que estimulam uma rápida penetração do açúcar no sangue e no cérebro, provocando uma subida da serotonina. A descida desde neurotransmissor dá-se de forma rápida e gradual, fazendo com que o organismo tenha necessidade de consumir mais doces. Além disto, a ingestão destes alimentos, que são muito calóricos, pode fazer aumentar o peso em pessoas sedentárias, aumento esse que conduz a uma baixa da auto-estima.