Eu tenho uma alimentação saudável. Quantas vezes já deu por si a pensar “Bolas, mas eu só como coisas boas! Saladas, legumes, grelhados, fruta e o peso não pára de aumentar! Devo estar doente!”. O sentimento de frustração, ao fugir dos deliciosos petiscos, para no dia seguinte ver a balança no mesmo ponto irritante faz-nos pensar que a alimentação “light” é um mito urbano. Porém, não é bem assim. E se eu lhe dissesse que você até come as coisas certas mas, no momento errado?
Há 12 quilos atrás eu sentia precisamente o mesmo, até perceber (com o devido acompanhamento) que estava a falhar nas coisas mais básicas. Quantas vezes antes de deitar sente aquele ratinho no estômago e come uma peça de fruta, ou decide jantar uma coisa leve tal como, por exemplo, uma salada? Por incrível que pareça, estes costumes aparentemente saudáveis alteram os seus níveis de glicémia, dificultando grandemente a perda de peso. Uma dieta não é de todo sinónimo de sacrifício ou muito menos passar fome, pelo contrário.
Ao consumir entre 1.5-2 litros de água por dia, permite ao seu organismo funcionar melhor, mas também o ajuda a eliminar toxinas. Saber comer de forma a perder peso é um acto mágico, assim que entenda o motivo. O nosso peso funciona em função dos níveis de glicémia. Se comemos demais, os níveis de glicémia sobem e todos os extras vão directamente para o nosso tão pouco estimado pneu. Se por outro lado, come, por exemplo, uma peça de fruta (que apenas sustenta o seu nível de glicémia por uma hora) ou passa horas sem comer, ao fazê-lo o organismo vai absorver tudo, porque estava em carência. Por isso, comer uma peça de fruta de noite é uma péssima ideia pois quando se deita, já o faz com a glicémia em baixo. Coma antes 3-6 bolachas Maria que, além da gordura adequada, são um hidrato que suporta a glicémia durante mais tempo.
Comer no máximo de 3 em 3 horas irá, quer satisfazer a saciedade e manter o seu corpo com menos vontade de cometer aqueles excessos pecaminosos, mas também permitir que muito facilmente comece a sorrir ao ver o ponteiro da balança descer, sem passar fome alguma. Por outro lado, jantares leves fazem milagres. Opte por um prato de sopa e um prato bem cheio de legumes cozinhados e uma fatia de pão, em vez de optar pela salada pois esta, sendo crua, demora mais tempo a processar no estômago, não sendo por isso uma refeição leve, ao contrário do que parece.
Como vê, pequenos truques de nutrição permitem-lhe ter uma alimentação saudável e equilibrada, reduzindo o seu peso e garantindo um belo sorriso de felicidade e uma auto-estima em alta. Adeus Pneu!