O amaranto é um grão ou, se preferirmos designar de outra forma, cereal com grande valor nutritivo, devido à presença no mesmo de proteínas, fibras, cálcio, fósforo, entre outros nutrientes, fazendo com que o seu consumo tenha alegadamente vários benefícios para a saúde, embora muitos dos mesmos ainda não tenham sido devidamente comprovados.
Benefícios do amaranto
Portanto, os potenciais efeitos benéficos associados ao amaranto ainda carecem de estudos que permitam fundamentar os mesmos. De qualquer forma, é possível realçar alguns dos propalados benefícios para a saúde proporcionados por esta planta, nomeadamente:
Controla a diabetes – Como o seu grão tem a capacidade de baixar os níveis de insulina no corpo e de limitar o consumo de açúcar através da supressão do apetite, pode ajudar a controlar eficazmente a diabetes.
Fortalece o sistema imunitário – Devido à presença de vitamina C, pode ajudar a fortalecer o sistema imunitário, uma vez que esta vitamina estimula a produção de células brancas, além de poder promover uma regeneração e reparação celular mais célere.
Fomenta o crescimento – O elevado nível de proteínas presente nestas plantas pode ajudar a fomentar o crescimento e desenvolvimento do corpo.
Melhora a saúde cardíaca – Julga-se que os fitoesteróis presentes nos grãos podem baixar os níveis de colesterol, permitindo melhorar a saúde do sistema cardiovascular e prevenir certas doenças.
Promove a digestão – O seu grão contém fibras que podem ajudar a otimizar o sistema digestivo e eliminar problemas, como a obstipação e sensação de inchaço.
Cuidados a ter com o consumo de amaranto
Por enquanto, não existe unanimidade em termos da melhor dosagem a consumir no seu dia a dia, porém, mesmo assim, a orientação convencional passa por tomar cerca de duas a três colheres de sopa com este grão diariamente.
O amaranto, quando consumido moderadamente, normalmente, não é perigoso, contudo, devido à sua capacidade de baixar os níveis de insulina, as pessoas com hipoglicemia devem evitar consumir o mesmo. Pelo que se sofre deste ou de outro problema de saúde, é de todo conveniente que consulte um médico antes de consumir quaisquer produtos baseados nesta planta.
Além disso, mulheres grávidas ou a amamentar deverão evitar os produtos derivados desta planta, de forma a evitar quaisquer potenciais efeitos secundários prejudiciais para a sua saúde, bem como para a do seu bebé.
Fontes de amaranto
Para usufruir de todos os potenciais efeitos benéficos associados ao amaranto, deverá incluir este grão na sua alimentação, sendo que atualmente poderá adquirir o mesmo em qualquer loja especializada em produtos naturais.
Para diversificar as suas formas de consumo, poderá optar por adicionar o mesmo a diversos outros alimentos, como saladas ou iogurtes, ou em substituição de determinados acompanhamentos, como o arroz, além da possibilidade que tem de utilizar o ingrediente no âmbito de receitas culinárias para preparar certos pratos, como bolos ou panquecas.
Independentemente da forma que escolher para consumir este ingrediente saudável, é importante que o faça sempre de uma forma moderada e devidamente enquadrada numa dieta rica e saudável, para que possa assim otimizar a sua saúde e, concomitantemente, evitar quaisquer potenciais efeitos secundários.