Aroeira é o nome de várias espécies de árvores, às quais são associadas propriedades medicinais, em particular a vermelha. Apesar de ter algum valor nutritivo, com uma forte ação antioxidante, os seus potenciais benefícios ainda carecem de estudos que suportam realmente os efeitos positivos na saúde, pelo que devem ser tomados alguns cuidados com o seu consumo, bem como com qualquer outra aplicação associada a esta árvore.
Benefícios da aroeira
De qualquer das formas, são abrangentes os benefícios associados à aroeira, sendo que, entre os quais, podemos destacar os seguintes:
Alivia as dores de garganta – Algumas pessoas defendem que uma preparação que recorra à casca desta árvore e água pode ser utilizada como um elixir que alivia dores de garganta, bem como outros problemas que afetam a área.
Combate o reumatismo – As cascas desta árvore, quando são fervidas em água, podem ser utilizadas para combater alguns dos sintomas do reumatismo.
Melhora problemas de pele – O óleo desta árvore pode ajudar a melhorar algumas condições que afetam a pele, como micoses, e queimaduras, facilitando a cicatrização e regeneração da pele.
Tem ação antimicrobiana – As componentes desta árvore permitem que tenha uma forte ação antimicrobiana, o que permite combater bactérias, fungos, bem como vírus que podem afetar a sua saúde.
Trata a febre – Em resultado da sua forte ação anti-inflamatória, pode ser utilizada como forma de tratamento eficaz de problemas, como a febre.
Apesar dos seus propalados benefícios, a aplicação medicinal com recurso às preparações feitas com base nesta árvore, quer com as cascas, quer com as folhas, requer inevitavelmente alguns cuidados.
Cuidados a ter com o consumo de aroeira
Não existe uma orientação unânime sobre a quantidade a consumir de derivados de aroeira no seu dia a dia, uma vez que não existem estudos sobre esta matéria, o que realça ainda mais a necessidade de se terem alguns cuidados no seu consumo, não esquecendo, naturalmente, os cuidados noutros tipos de aplicações.
Além disso, está contraindicada para pessoas com pele sensível, pelo que, se for o seu caso, deverá consultar de antemão um médico para aferir se pode ou não usar esta planta em segurança.
Estes cuidados são importantes, porque, apesar dos seus potenciais benefícios, podem existir alguns efeitos secundários prejudiciais à sua saúde, como é o caso de reações de ordem alérgica na pele e mucosas, os quais não deverão ser descurados.
Fontes de aroeira
É possível adquirir produtos derivados desta planta em lojas especializadas em produtos naturais, nomeadamente, baseados nas suas folhas, não só para a produção de chá, que é a aplicação mais comum para a aroeira, mas para outras preparações, sob a forma de extratos e óleos essenciais.
Mas, face à inexistência de estudos suficientes que comprovem os efeitos positivos desta planta na saúde, é de todo conveniente que se modere o seu consumo, bem como a aplicação tópica, para prevenir a eclosão de potenciais problemas passíveis de afetarem a sua saúde.
Deste modo, é importante que siga os cuidados supracitados e integre os produtos com este ingrediente na sua alimentação no âmbito de uma dieta saudável e diversificada, para que possa usufruir dos seus potenciais benefícios de uma forma totalmente segura para si.