A arruda é uma planta com diferentes aplicações, no entanto, como tem propriedades medicinais, é bastante utilizada no tratamento de diversas patologias. Mas, apesar dos seus diferentes usos, a sua eficácia e segurança ainda não foram devidamente comprovadas, pelo que a sua utilização requer alguns cuidados.
Benefícios da arruda
Portanto, apesar de ainda serem necessários mais estudos que comprovem a eficácia da arruda no tratamento de problemas de saúde para os quais esta planta é utilizada, são diversos os benefícios frequentemente associados à mesma, entre os quais podemos realçar os seguintes:
Combate a ansiedade – O óleo essencial baseado nesta planta tem propriedades relaxantes que permitem combater os efeitos da ansiedade, ajudando a melhorar o bem-estar das pessoas que o inalam.
Reduz a inflamação – Esta planta ajuda a reduzir a inflamação na pele, bem como outros problemas de ordem inflamatória, além de ajudar a reduzir certos tipos de dor, como a dor de dentes ou de ouvidos.
Trata de desordens cardíacas – É normalmente associada ao tratamento de problemas de ordem cardíaca, bem como de problemas relacionados com a circulação do sangue.
Cuidados a ter com o consumo de arruda
Em termos de dosagem, a mesma pode diferir significativamente de acordo com a pessoa, nomeadamente com aspetos, como a idade ou a condição de saúde da mesma. De qualquer forma, em resultado do que se constatou em alguns estudos, a recomendação passa por consumir até 30 ml por dia ou aplicar até 100 ml de óleo.
Quando consumida de forma moderada na alimentação, trata-se de uma planta reconhecida como segura, contudo, quando existe um consumo num âmbito medicinal que ultrapasse o recomendado, o seu uso é desaconselhado, uma vez que pode resultar em efeitos secundários prejudiciais à saúde, como irritação do estômago, tonturas, espasmos, entre outros problemas.
Alguns grupos de pessoas em concreto devem evitar esta planta, nomeadamente as mulheres grávidas ou a amamentar, bem como pessoas com desordens ao nível do estômago, intestino, rins, fígado e trato urinário para evitarem que os seus problemas sejam exacerbados. Além disso, como existem certos medicamentos que podem interagir com a arruda, caso se encontre a tomar medicação, consulte um médico primeiro antes de consumir ou usar esta planta para a aplicar na sua pele.
Fontes da arruda
É possível encontrar esta planta sob diversas formas em lojas especializadas em produtos naturais. Nesse sentido, para além da sua forma natural, é possível encontrar a planta em pomada, para aplicação na pele, bem como sob a forma de óleo, para efeitos de inalação, embora seja recomendado que qualquer consumo ou aplicação de produtos baseados nesta planta sejam feitos sob supervisão médica.
Em suma, apesar dos propalados efeitos da arruda enquanto remédio natural, é de todo conveniente evitar o seu consumo e aplicação nesse âmbito medicinal, enquanto não houver provas que fundamentem a sua eficácia e segurança. Por isso, opte somente pelo seu consumo moderado no âmbito culinário, na confeção de alimentos, devidamente enquadrado numa dieta rica e saudável, para que possa fomentar a sua saúde e evitar o surgimento de problemas prejudiciais para a mesma que podem ser perfeitamente evitados.