Mesoterapia: um tratamento não invasivo e bastante eficaz
Uma introdução debaixo da pele de reduzidas doses de medicamentos, devidamente seleccionados para cada tipo de problemas, com recurso a agulhas finas. Esta é a definição do procedimento da mesoterapia. Tendo um carácter não invasivo, esta técnica conta com uma extrema eficácia, uma vez que as substâncias agem localmente na área que deve ser tratada e que, por vezes, origina dor.
Como são colocados directamente na zona onde se encontra a patologia, os fármacos permitem que haja um aumento do efeito dos medicamentos que são administrados. Ao mesmo tempo, ocorre a diminuição da possibilidade de desenvolvimento de efeitos secundários: afinal de contas, quase não existe qualquer absorção de fármacos.
A acrescentar que essas substâncias são compostas por um vasto leque de ingredientes: desde enzimas a minerais, passando por vitaminas, aminoácidos e extractos de plantas.
No entanto, a combinação de todos estes ingredientes depende sempre da zona do organismo que se deseja alcançar ou do tipo e da intensidade da patologia que se pretende tratar.
Com origem em França, a mesoterapia tem a capacidade de estimular a produção de fibras de elastina e de colagénio, que existem geralmente no tecido subcutâneo da pele, o que contribui para que se aumente a textura do tecido, se diminua a sua flacidez e se reduza a acumulação de gordura localizada.
As maravilhas da mesoterapia nas áreas da estética e da ortopedia
Perante a descrição anterior, é óbvio que a mesoterapia inclui imensos benefícios no campo da medicina estética. Para além das vantagens enumeradas, esta técnica também já tem demonstrado toda a sua eficácia no tratamento da celulite, embora ainda seja extremamente útil para resolver outras imperfeições que atormentam os corpos de tantas mulheres e de tantos homens. Estrias e envelhecimento em geral (quer do rosto, quer do corpo) são apenas alguns dos exemplos.
O prestígio da mesoterapia na área estética deve-se igualmente à capacidade de o procedimento melhorar a circulação, o que é essencial para o bem-estar do organismo: é que um tecido que não tenha uma boa circulação, devido, por exemplo, a uma insuficiência venosa, fica mais propenso a uma maior multiplicação de células gordurosas – os adipócitos. Graças a esta proliferação, acaba por se originar a temida acumulação de gordura localizada, principalmente na zona da barriga, dos glúteos, das coxas ou das pernas.
Contudo, deve-se sublinhar que a mesoterapia ainda é especialmente indicada para a cura de outro tipo de doenças, como as patologias ortopédicas e reumáticas. Aliás, no caso da ortopedia, o tratamento é eficaz para as inflamações das articulações.
Cada sessão de mesoterapia dura somente 15 minutos e a quantidade de sessões a realizar depende apenas da patologia e do paciente.