Hoje em dia todos andamos preocupados com a saúde. Infelizmente há muita coisa que nos faz mal e pouca que nos faz bem mas apesar de pouca, a que faz bem faz a sério. Um exemplo é o crómio, que chegou até a ser apelidado «o milagre dos anos 90».
Este incrível mineral ajuda a prevenir doenças, como diabetes, e a perder peso, tanto ao queimar gorduras, como a acelerar os seus esforços.
Vantagens do crómio para a saúde
Já todos sentimos uma vontade incontrolável de nós agarrarmos a um bolo de chocolate e de acabar com a sua existência numa questão de minutos. Em parte, esta vontade vem da falta de crómio no organismo, mas os seus benefícios não ficam por aí:
- Previne diabetes: Vários estudos indicam que este mineral ajuda a reduzir as concentrações de açúcar no nosso organismo, o que ajuda a prevenir doenças, como diabetes tipo 2. Estes estudos indicam também que pode vir a prevenir outras doenças crónicas.
- Reduz o colesterol: Outros estudos indicam que o mineral pode também ajudar a controlar o volume de colesterol produzido pelo nosso organismo, contando com o colesterol mau e o colesterol total.
Tendo em conta estas vantagens, torna-se claro que a ausência de crómio no organismo faz com que as pessoas tenham mais açúcar no sangue, que corram maior risco de terem diabetes e que tenham flutuações de peso e colesterol.
O mineral também tem, até certo ponto, habilidades de ninja, pois não é possível detetar a deficiência do mesmo no organismo através de exames clínicos, apenas através dos sintomas.
Deve tomar suplementos?
Tendo em conta as desvantagens da deficiência de crómio poderá pensar que precisa de suplementos para a evitar, mas a verdade é que a deficiência é rara, visto que alimentos, como pão integral, queijos, frutos secos, batatas com casca e cereais incluem o mineral – já sabe o que deve incluir na sua dieta.
Não deve nunca tomar suplementos sem consultar o seu nutricionista, mas regra geral as pessoas que poderão necessitar de os tomar são pessoas que consomem muito açúcar e diabéticos.
Se tomar suplementos e acabar por consumir em excesso, corre também o risco de ter alguns problemas. Estes incluem riscos à saúde dos rins e do fígado bem como condições associadas à desintegração de fibras musculares – acredite, estas são dolorosas.
Como consumir
Apesar de termos já mencionado alguns dos alimentos que deve consumir, temos de salientar que não devem ser exclusivos. É importante ter uma alimentação equilibrada, cheia de fruta, legumes e outros ingredientes.
Sugerimos que facilite a inclusão destes alimentos na sua dieta ao aprimorar as suas saladas com alguns frutos secos, ao comer sandes com pão integral e a não se dar ao trabalho de descascar as batatas para a sopa. Dicas fáceis de seguir que o vão ajudar a perder peso, a controlar o colesterol e a prevenir doenças, como diabetes.
Não se preocupe. O mineral ajuda também a não ter tanto desejo por doces, logo não vai ser difícil resistir ao bolo de chocolate.