A preferência da mesoterapia para a gordura localizada mantêm-se no topo das preferências de quem se preocupa com a sua saúde e bem-estar.
Esta predileção «eterna» deve-se à vasta gama de vantagens que se encontra associada a este tratamento estético.
Se tem a pele com aspeto de “casca de laranja” e zonas com clara acumulação de gorduras, este tratamento é para si.
Descubra como ter um corpo mais esculpido, perder alguns centímetros e finalmente conseguir eliminar aquela celulite – resistente e muito pouco estética.
O que é a mesoterapia?
A mesoterapia é uma técnica médico-estética que envolve a aplicação de pequenas quantidades de substâncias específicas na pele (derme).
Com origem em França no início dos anos 50, este é um tratamento de excelência para a celulite e a gordura localizada, difícil de eliminar de forma natural.
A aplicação intradérmica dos fármacos tem duas vantagens principais:
- Aumenta a eficácia das substâncias administradas porque são colocadas exatamente na zona a tratar;
- Evita a ocorrência de efeitos secundários indesejados, visto que não há absorção dos medicamentos.
A mesoterapia tem funcionado como uma alternativa de valor à cirurgia.
É uma técnica pouco invasiva, não implica anestesia geral e apresenta resultados muito satisfatórios na dissolução da gordura acumulada.
Indicações para a mesoterapia
Este é um procedimento personalizado para todo o tipo de pacientes.
Adapta-se às necessidades de cada situação clínica, dependendo, por exemplo, da idade, do histórico do utente e da localização do tecido adiposo.
Contudo, o tratamento pode não ser aconselhado a mulheres grávidas, com elevado índice de massa coporal, doenças auto-imunes e medicação para os rins ou coração.
A combinação das substâncias injetadas vai depender dos resultados desejados. Nalguns casos, a fórmula pode até variar de sessão para sessão.
Como funciona a mesoterapia para a gordura localizada?
A acumulação de tecido adiposo – com pequeno volume na região abdominal, nas zonas laterais do corpo e nas coxas – pode ser tratada através de a combinação das seguintes substâncias:
- Tiratricol;
- Desoxicolato;
- Cafeína.
Estes componentes são aplicados nas células de gordura para torná-la mais fluída. De seguida, ela é reabsorvida pelo fígado, metabolizada e eliminada pelo próprio organismo – através de fezes ou da urina.
A gordura também pode também ser utilizada como fonte de energia para o corpo.
O médico especialista em medicina estética adapta os medicamentos utilizados e as quantidades, de acordo com a gravidade e os resultados expetáveis – discutidos previamente com o paciente.
Procedimento
O procedimento é simples, realizado no consultório médico e demora entre 20 minutos a 1 hora.
A técnica envolve microinjecções superficiais, de 2 a 4 mm de profundidade, o que possibilita justamente a aplicação reduzida de todas as substâncias ativas na zona a tratar.
Por consequência, consegue-se obter altas concentrações desses mesmos fármacos. Quanto mais profunda for a aplicação, maior será a probabilidade de o produto se espalhar numa área maior.
O número de injeções varia de paciente para paciente.
Nalguns casos, o tratamento pode ser acompanhado de uma massagem drenante para potenciar os efeitos dos medicamentos e ajudar à dissolução das gorduras.
Cuidados após a sessão
Após o procedimento, pode regressar de imediato às atividades normais do dia a dia.
Contudo, existem algumas precauções que deve adotar nas 24 a 48 seguintes, tais como:
- Evitar a exposição solar durante;
- Restringir a atividade física intensa;
- Evitar a ingestão de álcool;
- Não aplicar cremes nas zonas tratadas.
O objetivo destes cuidados – simples e fáceis de cumprir – é de minimizar reações alérgicas e maximizar os efeitos das substâncias injetadas.
Ficou com interesse na mesoterapia para tratar a celulite?
Eficiência é a palavra que melhor descreve os resultados da mesoterapia para a gordura localizada. Contudo, a versatilidade é outra das principais qualidades desta técnica.
Este tratamento estético é também utilizado para:
- Atenuar as estrias brancas;
- Prevenir a queda de cabelo;
- Travar o envelhecimento da pele.
Se decidir avançar para o tratamento, desconfie de consultórios e ofertas a preços muito reduzidos.
Pode parecer vantajoso do ponto de vista financeiro, mas está a colocar em causa a qualidade das substâncias administradas – e talvez, das condições de higiene e segurança durante o procedimento.
O mais importante é garantir que faz a mesoterapia com um médico credenciado e experiente na técnica. Marque uma consulta na Clínica Milénio.