A blefaroplastia é uma cirurgia estética ou corretiva, realizada às pálpebras, a qual pretende remover gordura em excesso que se acumula em torno dos olhos.
O processo de envelhecimento reflete-se na pele, que perde elasticidade, tornando-se flácida e com rugas. Além das inestéticas “pés de galinha”, podem também formar-se depósitos de gordura em torno dos olhos.
Esta cirurgia estética pode ser realizada à pálpebra superior ou inferior. Na blefaroplastia superior a incisão acompanha as linhas naturais da mesma, para evitar cicatrizes visíveis. Assim, a sutura acompanha as pregas naturais da pálpebra. Na blefaroplastia inferior a incisão é feita na zona por baixo das pestanas, assemelhando-se a uma ruga de expressão. Em ambas será removido o excesso de gordura.
Como ficam as cicatrizes após uma blefaroplastia?
Esta cirurgia é delicada, por ser realizada numa zona que embeleza todo o rosto. A expressão do olhar é de extrema importância, principalmente para um público feminino que procura cuidar da imagem e recorre a uma cirurgia estética, como a blefaroplastia. Assim, as cicatrizes devem ficar imperfectíveis.
As incisões são realizadas em pregas naturais da pele e as cicatrizes confundem-se com rugas de expressão. Como em qualquer cirurgia, existe corte e sutura, mas a linha utilizada na costura é muito fina para não deixar marcas e os pontos são retirados menos de uma semana após a cirurgia. Na blefaroplastia inferior a incisão foi efetuada internamente, sendo que, não é necessário retirar os pontos.
Conheça os cuidados a ter após a cirurgia!
A blefaroplastia é uma cirurgia estética, a qual exige anestesia e tempo de recuperação. Na zona onde é realizada a incisão pode surgir um pouco de inchaço. A aplicação de gelo permite reduzir o inchaço. Nos primeiros dias também é aconselhável dormir com a cabeceira ligeiramente levantada.
Após a cirurgia não deixe de seguir as indicações do seu médico. Provavelmente, terá de aplicar gotas oculares, que ajudam a proteger o olho de possíveis infeções. Também pode ser necessário recorrer a um analgésico, para as dores, assim como, antibiótico, para prevenir infeções.
A cicatrização é rápida e, quando seguidos os procedimentos essenciais, não costumam surgir complicações. No entanto este depende de pessoa para pessoa. É importante respeitar o tempo do organismo.
O fumo do tabaco prejudica a cicatrização, pois afeta a circulação dos vasos da pele. Uma alimentação saudável e equilibrada torna-se importante para evitar o aumento de peso, uma vez que, com esta cirurgia remove gordura.
Deverá ser evitado ao máximo possível o movimento excessivo das pálpebras, para reduzir a pressão e estiramento das suturas, devendo ser feito repouso durante alguns dias até as suturas cicatrizarem.
Para uma melhor cicatrização, o paciente deverá dormir de barriga para cima durante as primeiras duas semanas, para evitar fazer pressão sobre as cicatrizes.
Na blefaroplastia não existem pensos, por isso, a higiene pode ser realizada normalmente, com recurso a água e sabonete com ph neutro.