A caseína é a principal proteína que encontramos no leite, a qual é muito importante para o corpo, em concreto para o crescimento e desenvolvimento do mesmo, uma vez que contém todos os aminoácidos de que o corpo precisa, mas não tem a capacidade de sintetizar por si mesmo. De acordo com especialistas, trata-se de uma das melhores proteínas que pode consumir no que concerne a digestibilidade e valor nutricional.
Benefícios da caseína
Existem vários benefícios associados à caseína, especialmente quando se tem o objetivo de se desenvolver massa muscular magra, razão pela qual é muito popular no contexto do fisiculturismo e otimização da performance atlética. Eis algumas vantagens:
Aumenta a energia – Muitas pessoas recorrem a suplementos desta proteína para usufruírem de um aumento de energia que lhes permita efetuar exercícios mais duros, bem como sessões de treino mais duradouras.
Beneficia o cólon – Esta proteína, quando consumida em pó, pode ajudar a melhorar a saúde do cólon, bem mais do que alimentos, como a carne ou soja.
Fomenta a retenção muscular – Um dos problemas de uma dieta com baixos valores calóricos reside na potencial perda de músculo, contudo, o consumo de suplementos baseados nesta proteína permite fomentar e reter os músculos.
Promove a perda de gordura – Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esta proteína não lhes impede de perder gordura, pelo contrário, pois, como é rica em cálcio, desempenha um papel importante na perda de gordura corporal.
Cuidados a ter com o consumo de caseína
A orientação convencional passa por tomar entre 30 a 60 gramas por dia de caseína, contudo, é recomendável recorrer a um nutricionista para que este lhe ajude a determinar qual a melhor dose a tomar por si no seu dia a dia, especialmente se estiver a praticar musculação.
Quando não existem problemas clínicos avessos ao seu consumo, geralmente esta proteína é bem tolerada, porém, em determinadas situações, como, por exemplo, em pacientes com problemas nos rins, esta pode exacerbar a sua condição, o que é de todo evitável. Além disso, esta proteína pode causar algumas reações alérgicas na pele, pelo que, se notar reações alérgicas ou sofrer de problemas de saúde, consulte um médico para aferir de antemão se pode tomar ou não leite ou produtos com este ingrediente ativo.
Fontes de caseína
Para usufruir dos benefícios proporcionados pela caseína, pode optar por integrar os alimentos que contêm esta proteína na sua alimentação quotidiana, nomeadamente o leite, bem como produtos derivados do mesmo, como o iogurte ou a manteiga. Além disso, pode ser também encontrado de forma residual noutros alimentos confecionados com produtos lácteos, pelo que deverá estar atento aos rótulos dos produtos antes de os consumir para averiguar se contêm ou não esta proteína.
Além disso, tem também ao seu dispor, caso esteja a praticar musculação, suplementos à base desta proteína, os quais pode adquirir facilmente em lojas especializadas, desde que se certifique que os toma em moderação e somente para as situações indicadas.
De qualquer das formas, é importante que consuma a proteína em questão de forma equilibrada, ao abrigo de uma dieta saudável e diversificada para que possa colher todos os benefícios associados à mesma e, em simultâneo, evitar quaisquer potenciais efeitos secundários prejudiciais à sua saúde.