Numa sociedade onde reina a “perfeição” do corpo humano através de uma ferramenta ilusória chamada photoshop, a celulite nem sempre é vista pela maioria das mulheres como algo fisiológico. Ora, também sou mulher e preocupo-me com a minha saúde e auto-estima. Há algum tempo fiz uma pesquisa e não é que as celebridades bem conhecidas também têm celulite, e às vezes bem marcada?
O inimigo da auto-estima da mulher
De forma simplória, a celulite resulta de um conjunto de alterações anatómicas e funcionais em que não há aumento do tecido adiposo mas sim a deformação da arquitectura do mesmo em determinadas zonas do corpo (parte externa das coxas e interna dos joelhos, glúteos, abdómen e braços), que dá origem a nódulos de gordura, água e toxinas e ao aspecto de “casca de laranja”. Nas mulheres aparece a partir da puberdade de forma natural, fazendo parte das suas características sexuais secundárias como resultado de uma alteração da microcirculação na camada gorda, a hipoderme.
Mitos e verdades sobre celulite
Há inúmeros mitos e verdades sobre esta situação que passo a desvendar: 1. Apenas mulheres acima do peso são afectadas. Falso: São afectadas cerca de 80 a 90% das mulheres quer tenham obesidade ou não. 2. A massagem redutora diminui a celulite. Falso: A massagem não reduz o número de células adiposas. O que acontece é uma mobilização temporária das mesmas e, como resultado, uma aparente pele mais lisa. 3. Lipoaspiração ajuda a reduzir efeitos inestéticos. Verdade: Esta intervenção elimina depósitos de gordura, mas para que o resultado não seja passageiro, a mulher terá de mudar os seus estilos de vida (alimentação, exercício físico e hábitos) 4. Usar calças justas pode levar a uma maior probabilidade de ter celulite. Verdade: Usar calças justas compromete a circulação sanguínea, diminuindo a oxigenação celular. 5. Mulheres que fumam podem ter mais celulite. Verdade: O cigarro tem toxinas que comprometem a circulação, o que agrava o depósito de gordura no corpo e reduz a elasticidade da pele. 6. Os cremes anti-celulite penetram profundamente na pele e acabam com o problema. Falso: Como se trata de uma alteração subcutânea, localizada abaixo da pele, os cremes não conseguem atingir esta camada. O que vemos é uma melhoria na textura da pele, ou seja, uma pele mais hidratada e uniforme. 7. O refrigerante contribui para o aparecimento do problema em questão. Verdade: Não é pelo açúcar ou gás que contém, mas pelo sódio que leva à retenção de líquidos e mudança progressiva do aspecto da pele lisa a uma pele com “ondulações” típicas. Assim, há diversos factores que podem conduzir ao aparecimento da celulite como os factores genéticos, o sedentarismo, problemas ao nível circulatório, alimentação inadequada, hábitos como o tabaco e o álcool, stress e desequilíbrio hormonal.
Tome uma decisão em favor da sua saúde
Existem factores em que se pode ter uma maior controlo como é o caso da alimentação e do exercício físico. Invista numa alimentação equilibrada e evite dietas restritivas, pois ajudará a melhorar o aspecto físico e o estado geral da sua saúde contra outras doenças. Pratique exercício físico com regularidade, como uma caminhada de 30 minutos diários e exercícios localizados (agachamentos e abdominais). Em conjunto com uma alimentação adequada irá perder peso de forma gradual e gordura sem perder a elasticidade da sua pele. Estas medidas não eliminarão de todo o seu problema, mas ajudam a prevenir. Para melhores resultados, dirija-se a uma clínica especializada, com tecnologia sofisticada e mais actual do mercado, para combater a celulite e reafirmar a sua pele.
Em caso de dúvida, entre em contacto com um dermatologista para saber tudo sobre celulite