O chá de hibisco é bastante popular em todo o mundo e, para o efeito, muito contribui o facto de ser amplamente usado como um chá medicinal. Uma vez que este chá tem um grande valor nutritivo, fruto da presença de vitamina A, C, fibras, magnésio, fósforo, entre outros nutrientes importantes, o mesmo tem um efeito bastante positivo sobre a nossa saúde.
Benefícios do chá de hibisco
O chá de hibisco tem, portanto, propriedades que fazem com que o seu consumo resulte em vários benefícios para a saúde, entre os quais podemos realçar os seguintes:
Alivia sintomas da menstruação – Os benefícios deste chá incluem o alivio de sintomas típicos da menstruação, nomeadamente das cãibras ou dores, fomentando o equilíbrio hormonal.
Baixa o colesterol – Este chá tem a capacidade de baixar o mau colesterol no corpo, o que, por sua vez, permite proteger o mesmo de certos problemas, como é o caso das doenças cardíacas.
Combate o cancro – Estudos realizados sobre os benefícios deste chá sobre o cancro sugerem que o mesmo pode retardar o crescimento de células cancerosas, por indução de apoptose, um processo conhecido como morte celular programada.
Melhora a digestão – Muitas pessoas bebem este chá, porque o mesmo melhora a digestão, permitindo, em simultâneo, que urine mais e inclusive otimize os seus movimentos intestinais, combatendo a obstipação.
Propicia o emagrecimento – Segundo alguns estudos, este chá pode reduzir a absorção de amido, bem como de glicose, propiciando deste modo o emagrecimento.
Cuidados a ter com o consumo de chá de hibisco
No que concerne aos cuidados a ter com o consumo do chá de hibisco, os mesmos podem ser distintos. Nessa ótica, os cuidados básicos a adotar assentam na quantidade de chá que se pode consumir diariamente. A orientação passa pelo consumo de 200 ml por dia, para que possa colher os seus efeitos benéficos e evitar quaisquer potenciais efeitos secundários prejudiciais à sua saúde.
O chá, normalmente, é bem tolerado, desde que consumido de forma moderada, pois, quando ingerido de forma excessiva, pode causar alguns problemas, devido à ação diurética do chá, fazendo com que o corpo elimine nutrientes essenciais, o que pode ser perfeitamente evitado ao consumir o mesmo de forma equilibrada.
Além disso, existem algumas pessoas que devem evitar tomar este chá, exceto sob supervisão médica, como é o caso das mulheres grávidas ou a amamentar, bem como pessoas que sofrem de determinados problemas de saúde, como a hipotensão.
Fontes de chá de hibisco
Para usufruir dos benefícios deste chá, pode comprá-lo numa superfície comercial convencional ou, em alternativa, numa loja especializada de produtos naturais.
O chá pode ser consumido quente ou frio, dependendo da sua preferência. Como tem um sabor amargo, pode adicionar ao mesmo açúcar ou mel, para adocicar o chá e torná-lo mais agradável para consumo ou, se preferir, optar por adicionar especiarias, como o gengibre ou canela, até para diversificar o seu sabor e a forma como consome o mesmo.
Seja qual for a forma que escolher para ingerir o chá de hibisco, naturalmente, deverá sempre enquadrar o mesmo no âmbito de uma dieta saudável e equilibrada, diversificando as bebidas, bem como os alimentos que consome, para que possa fomentar a sua saúde, bem como o bem-estar no seu quotidiano.