O chá é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo e o chá preto, em particular, não é exceção. Para muitas pessoas, aliás, este chá é a sua escolha de eleição, em detrimento de outros, não pela forma em como é processado, uma vez que é distinta, por exemplo, do chá verde, nem pelo seu sabor distintivo, mas sim devido aos seus potenciais efeitos benéficos para a saúde.
Benefícios do chá preto
O chá preto tem grande valor nutritivo e, nessa ótica, são frequentemente associados ao mesmo benefícios para a saúde como:
Ajuda pessoas com asma – Normalmente, as bebidas quentes podem ajudar a amenizar os sintomas da asma, mas este chá, em especial, tem a capacidade de expandir as passagens do ar, possibilitando que os pacientes com asma possam respirar melhor.
Combate problemas digestivos – Este chá é rico em químicos que têm um efeito relaxante sobre o sistema digestivo do corpo humano. A sua capacidade anti-inflamatória, de resto, ajuda a debelar desordens digestivas.
Controla o colesterol – Segundo alguns estudos realizados sobre os seus efeitos, as pessoas que consomem diariamente este chá podem reduzir os seus níveis de mau colesterol e estão menos propensas a sofrerem de problemas cardíacos.
Previne o cancro da mama – Quer a variante preta, quer a verde do chá, permitem ajudar as mulheres na prevenção do cancro da mama, especialmente as que se encontram numa fase de perimenopausa.
Trata a diarreia – Este chá tem um efeito bastante positivo no tratamento de desordens intestinais, como é o caso da diarreia, devido à presença de taninos no mesmo. Nesse sentido, recomenda-se que se beba o chá devagar nestes casos para otimizar o seu efeito.
Cuidados a ter com o chá preto
Como acontece com qualquer outro ingrediente passível de acarretar benefícios para a sua saúde, é necessário ter alguns cuidados com a forma que toma este chá, garantindo que toma o mesmo de forma moderada no seu quotidiano. Nesse sentido, a orientação passa por tomar até 3 chávenas de chá por dia, o que equivale a aproximadamente 300 miligramas.
É importante não ultrapassar esta recomendação, porque, ao fazê-lo de forma contínua, pode ficar com dependência sobre o mesmo, fazendo com que, caso não bebam as quantidades a que estão acostumadas, as pessoas fiquem com sintomas desagradáveis, como dores de cabeça.
Além disso, o chá preto pode também causar alguns problemas de acidez no estômago, pelo que é de todo conveniente que não fique dependente do mesmo, nem o tome depois das principais refeições, como o almoço ou jantar, uma vez que pode prejudicar a digestão em vez de facilitar a mesma.
Pessoas com problemas de saúde, como hipertensão ou insónias, bem como as mulheres grávidas ou a amamentar, deverão consultar um médico antes de consumirem este chá diariamente, de forma a evitarem quaisquer potenciais efeitos secundários prejudiciais para as mesmas.
Fontes do chá preto
O chá preto é bastante fácil de encontrar, quer em grandes superfícies comerciais, quer em pequenas, como em lojas especializadas em produtos naturais, facilitando exponencialmente a integração do mesmo no seu plano alimentar, podendo ser ingerido através de diferentes formas, sem qualquer ingrediente adicional, ou conjugado com outros ingredientes, como o açúcar, leite, canela, gengibre entre outros.
Apesar da facilidade em encontrar este chá e das diferentes combinações às quais pode recorrer para beber o mesmo, não deve descurar os cuidados referidos, para que possa beneficiar dos seus efeitos positivos e potenciar a sua saúde.