A mamoplastia de aumento é realizada em pessoas que apresentam mamas não desenvolvidas ou com diminuição do seu volume, devido à gravidez ou perda de peso, e que desejam ter um peito maior. Esta cirurgia tem óptimos resultados, proporcionando um aspecto bem natural aos seios das pacientes.
Em que consiste a mamoplastia de aumento?
Na cirurgia da mamoplastia de aumento, o tecido mamário é descolado do músculo peitoral, e é criado um espaço por debaixo ou em cima do músculo peitoral, onde é colocada a prótese de silicone.
Há vários tipos de implantes utilizados na mamoplastia de aumento, mas o mais comum é a prótese de silicone texturizada, contendo no seu interior gel de silicone altamente coesivo. Existem diversos formatos e tamanhos de implantes mamários disponíveis para as pacientes. No entanto, a forma, o tipo e o tamanho do implante de silicone devem ser discutidos com o cirurgião plástico antes da cirurgia.
A anestesia utilizada é local, com sedação, ficando a doente sonolenta e tranquila. Esta cirurgia pode durar entre 50 minutos e uma hora, não sendo, no geral, necessário a paciente ficar internada. A mamoplastia de aumento é bastante segura, no entanto, nenhum procedimento cirúrgico é totalmente livre de riscos.
O pós-operatório da mamoplastia de aumento é doloroso?
Quanto à dor, se o implante for colocado debaixo da mama e acima do músculo, ela é mínima. Se a prótese for colocada por debaixo do músculo peitoral, a dor é um pouco mais intensa, mas melhora em poucos dias, com a ajuda de alguns analgésicos. A cicatriz decorrente da mamoplastia de aumento, geralmente, é pequena e fica posicionada num local escondido.
Os locais mais comuns para esconder a cicatriz da mamoplastia de aumento são: no sulco mamário, ao redor da aréola, na área de transição entre a aréola e a pele ou na axila.
Marque uma consulta com especialista experiente, de modo a ficar sem qualquer tipo de dúvida relativamente a todo o procedimento cirúrgico. Lembre-se que cada caso é um caso, e o que aconteceu com a sua amiga ou vizinha, poderá não acontecer igual para si (para bem ou para mal).
Hoje em dia, é um procedimento bastante comum e é executado com elevada segurança, contudo, não deixa de ser uma cirurgia. Como precaução, a melhor maneira de diminuir os riscos, é aconselhar-se com o seu cirurgião plástico antes de tomar qualquer decisão.
Afinal de contas, podem surgir algumas complicações, sobretudo quando se decide colocar implantes com um maior volume. Nestes casos, há o risco de wrinkling e de rippling. A acrescentar que aquelas pequenas assimetrias que até podem passar despercebidas em seios mais reduzidos acabam por se fazer notar após uma mamoplastia de aumento para um grande volume.
De resto, quando se opta por estes implantes exagerados, existe uma maior tendência para os seios descairem ao longo do tempo. Por todos estes motivos, é sempre melhor reflectir duas ou três vezes, antes de tomar uma decisão definitiva.
Em caso de dúvida, consulte um médico para esclarecer cada uma das suas questões sobre mamoplastia de aumento