Situa-se mesmo no centro do rosto e, por isso, acaba por ocupar uma zona importante da face. Falamos do nariz, um órgão fundamental para apresentar os nossos traços étnicos e hereditários e para cumprir uma das funções básicas do nosso corpo (a respiração). O nariz é alvo de inúmeras preocupações estéticas.
Rinoplastia tem finalidades funcionais e estéticas
Antes de mais, é importante destacar que as intervenções realizadas no nariz – designadas de rinoplastia – prolongam-se para além da vontade de alterar a sua aparência. Na verdade, muitas cirurgias têm como finalidade corrigir alguns problemas funcionais que impedem este órgão de nos fazer respirar de forma correcta. É o caso da hipertrofia de cornetos ou dos desvios de septo.
Mas é inegável que uma boa parte dos pacientes que recorre à rinoplastia tem como único objectivo modificar o formato do seu nariz e, dessa maneira, garantir um rejuvenescimento facial. Afinal de contas, à medida que se vai envelhecendo, este órgão acaba por passar por algumas mudanças que, muitas vezes, destroem a harmonia que existia entre o nariz e o resto do rosto. É que há a tendência de crescimento do nariz e ainda pode ocorrer a queda da ponta deste órgão.
Daí que a rinoplastia esteja no topo das prioridades de todos os que querem recuperar o equilíbrio da sua face, tornando-a mais jovem e inevitavelmente aumentando a auto-estima. Por outro lado, há outros casos que podem exigir uma rinoplastia, como as pessoas com um nariz demasiado grande ou pequeno e os pacientes que têm narinas demasiado alargadas.
Os resultados de uma rinoplastia costumam ser bastante satisfatórios
Por vezes, é possível combinar os dois tipos de correcção do nariz: a funcional e a estética. Nesses casos, torna-se necessário recorrer, ao mesmo tempo, a um otorrinolaringologista e a um cirurgião plástico. Porém, nem todas as intervenções são realizadas pela comunidade médica, sobretudo se põem em causa a funcionalidade do nariz. Por exemplo, é altamente reprovável executar um desvio de septo por finalidades estéticas, mas que possa prejudicar o acto de respirar.
A rinoplastia costuma demorar duas horas, aproximadamente. Esta técnica de rejuvenescimento facial é realizada sob anestesia geral ou local. A opção entre um ou outro tipo de sedação depende somente da opinião do paciente, do cirurgião e do próprio anestesista.
De resto, a intervenção é bastante simples: o paciente chega a ter alta no próprio dia e a fase pós-operatória é tranquila. Normalmente, a rinoplastia produz resultados satisfatórios.
Deve-se lembrar que cada caso é um caso. Ou seja, os pacientes devem ser encarados com singularidade: afinal, nem todos os narizes conseguem combinar com todos os tipos de faces. Um profissional especializado e experiente optará sempre por personalizar este órgão para evitar uma indesejável artificialidade. Como é óbvio, qualquer cirurgia plástica tem de originar resultados naturais.