Vou contar-vos como consegui diminuir o inchaço abdominal em pouco tempo.
Estamos quase no final do ano, logo um ciclo está a terminar e um novo começará. No ano passado, também eu fiz projectos para 2014 e agora está na altura de os fazer para 2015, uma ideia que me surgiu depois de ler o blogue Paixões de Isabel. A minha primeira resolução para 2015 foi quebrar a rotina e recuperar a linha e emagrecer uns quilinhos mas, primeiro, vi-me na necessidade de diminuir o inchaço abdominal, que nem sequer deixava revelar a minha verdadeira figura.
No início, tive bastante dificuldade em descobrir como deixar de me sentir inchada, quase gorda, mesmo sabendo que não era disso que se tratava. A barriga proeminente não era gordura, mas sim gás e inflamação. Também não pretendia fazer realmente uma dieta rígida, mas sim encontrar um método que me permitisse manter mais ou menos o mesmo estilo de alimentação, nem ter de recorrer a um nutricionista. Algumas revistas, como a Marie Claire, ajudaram-me a encontrar algumas dicas. Afinal, sentia que devia ser eu própria a aprender a conhecer o meu corpo.
Por fim, estabeleci algumas linhas de orientação:
1 – Deixei de comer pão branco e com fermento
O pão branco tem imensos produtos que lhe dão a cor “limpinha” que tem. A farinha branqueada não é tão saudável para os intestinos, pelo que optei por comer antes pão de centeio ou de cereais, que ainda por cima ajudam a regular o trânsito intestinal e, por consequência, a diminuir o inchaço abdominal.
Além de ser bastante mais saboroso, também me deixa mais saciada. Para mais, evito o pão com fermento, pois o bicarbonato de sódio é um dos grandes culpados pela formação do gás intestinal.
2 – Passei a cumprir a regra dos 2 litros de água diários
Há quem se esqueça de beber água e só o faça durante as refeições (o pior momento para o fazer!) e eu fazia parte desse grupo de pessoas. Por isso, tive de arranjar alternativas que me relembrassem de beber água – comprei uma garrafa nova, bonita, com filtro, daquelas que quase parecem decorativas e mantêm a água fresca, passei a andar sempre com ela entre aulas e reuniões, passei a comer bolachas de milho e arroz porque saciam a fome, mas dão sede…
Desde que bebo mais água, a minha digestão passou a ser mais pacífica e rápida, o que se reflecte na visível diminuição do inchaço abdominal!
3 – Tento levantar-me de 45 em 45 minutos (pelo menos!)
É um hábito terrível sermos sedentários e, apesar de passar muito tempo sentada, passei a controlar o tempo e a levantar-me para esticar as pernas regularmente, fazendo sempre alguns alongamentos, indo buscar mais água, trocar dois dedos de conversa com os colegas…