Produzido a partir de erva mate, o chá mate é uma bebida com uma longa lista de vantagens para a saúde física e psicológica. Reduzir o colesterol, atrasar o envelhecimento e prevenir as doenças cardiovasculares são alguns dos efeitos que podem entrar nesse rol de benefícios. Para obter estas e outras vantagens, é aconselhável beber um litro de chá mate por dia e entre as refeições.
Porque os diabéticos devem beber chá mate?
Ao consumir chá mate:
- Contribui para uma redução do colesterol. De acordo com uma investigação da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, três doses diárias com 300ml diminuem em 13% os níveis de mau colesterol e aumentam a quantidade de bom colesterol. Isso acontece, graças a substâncias, como os glícidos.
- Contribui para estimular o cérebro, devido à presença de xantinas, umas substâncias que se assemelham à cafeína. Ao registar muitos antioxidantes, o chá mate também atrasa o envelhecimento do cérebro, causado pela oxidação dos neurónios.
- Contribui para perder peso. A erva mate conta com umas substâncias que aceleram o metabolismo do organismo. Por consequência, existe uma maior queima de gorduras e um emagrecimento.
- Contribui para controlar a diabetes. O chá mate consegue reduzir a glicose no sangue. Mais uma vez, a Universidade Federal de Santa Catarina esclareceu esta relação: um estudo constatou que as pessoas que sofriam de diabetes e consumiam um litro diário de chá mate durante 60 dias tinham uma descida da quantidade de glicose no sangue de 25mg/dl, em média e em jejum.
- Contribui para melhorar a digestão. A bebida conta com saponinas, uma substância que ajuda na libertação de sucos digestivos, nomeadamente a bílis.
A lista parece ser interminável. Estamos a falar de um chá repleto de nutrientes: desde o ácido fólico a vitaminas A, B1, B2, C e E, sem esquecer os sais minerais, as proteínas e os óleos essenciais. Ao trabalhar em conjunto, estes elementos ajudam ao bom funcionamento das funções do pulmão e do sistema digestivo.
Sabia que não deve juntar chá mate com fontes de cálcio?
É desaconselhável combinar o chá mate com fontes de cálcio. Esta bebida contém alguma cafeína, o que pode impedir a absorção do mineral no organismo sempre que o chá é ingerido juntamente com um alimento repleto de cálcio, como leite, queijos, sardinha e espinafre. Por outro lado, o chá mate deve ser bebido com gengibre ou canela para incrementar o seu poder termogénico, isto é, de aceleração do metabolismo, o que causa uma maior queima de calorias.
Há contra-indicações associadas ao chá mate, cujo consumo diário deve corresponder a um litro. Quem é bastante sensível à cafeína pode desenvolver um quadro de azia. O chá também não é recomendável para pessoas com insónia, devido, mais uma vez, à cafeína.