Inimiga número um de uma boa parte das mulheres, a celulite é uma imperfeição estética que se distingue pelo surgimento de ondulações na pele, devido a umas alterações no tecido gorduroso sob a cútis e a umas modificações na micro circulação. Felizmente, existem diversas formas para evitar o aparecimento e o desenvolvimento de celulite.
Sabia que uma boa alimentação é um passo essencial para se prevenir contra a celulite?
Como é óbvio, um regime alimentar de qualidade é um bom aliado para prevenir a celulite. Sendo assim, é aconselhável não consumir alguns ingredientes indesejáveis. É o caso dos produtos com açúcar refinado, que têm de ser substituídos por outros alimentos, como arroz e pão integrais e frutos.
A ementa também de incluir ingredientes repletos de silício, um mineral com um papel relevante para a produção de colagénio, que é tão importante para assegurar quer a elasticidade, quer a firmeza da pele. Aveia, nabo, avelã, centeio e alho são apenas alguns dos exemplos desses alimentos. A acrescentar a relevância das fontes magras de proteínas. É o caso das aves, das carnes vermelhas magras, dos peixes e das claras dos ovos.
Já ouviu falar do boro? Então, o melhor é começar a integrar esta palavra no seu dicionário para o combate à celulite. É que este mineral é fundamental para a manutenção do alinhamento das fibras elásticas, além de conseguir auxiliar a renovação das células. Por todos estes motivos, inclua na sua alimentação os seguintes produtos: vegetais verde escuros, rabanete e pepino.
Estes cuidados com a alimentação – que ainda devem incluir uma diminuição no consumo de sal, um aumento da ingestão de alimentos com vitamina C (laranja e limão, por exemplo) e muita água (aproximadamente dois litros por dia) – têm de ser implementados logo a partir da puberdade, um conselho ainda mais precioso para aquelas pessoas que já contam com uma maior tendência familiar para o desenvolvimento de celulite.
Quais os outros meios para prevenir o aparecimento da celulite?
- Tratamento de disfunções hormonais.
- Prática de actividades físicas de forma regular e moderada. Os exercícios devem sempre adaptar-se às suas condições físicas. Dê preferência aos desportos aeróbios: bicicleta, caminhadas, natação…
- Tratamentos estéticos. Felizmente, o mercado tem uma panóplia de produtos para a prevenção da celulite. Deve-se destacar os esfoliantes, cuja função é a eliminação de células mortas que se encontram acumuladas nas camadas superficiais da pele. Aplique-os três vezes por semana, pelo menos. Mas há mais opções: desde uma drenagem linfática (uma massagem que elimina as toxinas acumuladas) à mesoterapia (cinge-se a umas injecções com substâncias que conseguem agir contra a celulite e só podem ser aplicadas por um médico), sem esquecer ainda a carboxiterapia (através da qual é possível melhorar a circulação do sangue).