Será que os ovos são um péssimo aliado para quem deseja seguir uma nutrição saudável?
Eis um dos principais mitos associados à nutrição: frequentemente, aqueles que desejam seguir uma alimentação saudável acreditam que só podem consumir pratos sem sabor. Este é apenas um exemplo das mentiras que acabam por ser extremamente difundidas não só entre o nosso grupo de amigos, mas também através da generalidade dos meios de comunicação.
Contudo, entre tantos mitos, há uma informação amplamente divulgada que corresponde à verdade e possibilita que se atinja uma qualidade de vida exemplar: mesmo que ao longo da vida haja uma mudança nas necessidades nutricionais, conforme a idade e o metabolismo, é essencial que os legumes e as frutas sejam os convidados por excelência da larga maioria das refeições.
Para uma boa parte das pessoas, o mesmo não acontece com os ovos, que seriam péssimos para a saúde. Aliás, alguns boatos referem inclusive que estes alimentos contam com imenso colesterol, o que aumentaria a probabilidade de ocorrência de doenças cardíacas.
Só que esta afirmação é mentira. Realmente, os ovos contêm bastante colesterol, mas não aumentam os níveis do colesterol «mau» no sangue. Pelo contrário, até estimulam os níveis do «bom» colesterol.
De resto, estes alimentos são riquíssimos em nutrição e até são chamados de «multivitamínicos da natureza».
Afinal de contas, os ovos incluem imensas proteínas, vitaminas (como a colina, que contribui para a saúde do cérebro), minerais (especialmente fósforo, zinco e ferro), gorduras saudáveis e antioxidantes.
Nem todas as gorduras vegetais são assim tão saudáveis…
O mito que garantia que a água engordava já está a desaparecer, mas há ainda muitas pessoas que acreditam nesta mentira. Logo, torna-se importante esclarecer que esta bebida fornece 0 kcal/100ml e possui somente alguns micronutrientes. Sendo assim, a água não tem capacidade para engordar, visto que pura e simplesmente nem é possível formar gordura a partir desse líquido.
Por outro lado, há outros mitos da nutrição que tanto somam e somam quilos, como ainda prejudicam a saúde de quem deseja emagrecer. Por exemplo, por vezes, alguns produtos light são uns autênticos vilões para a nossa linha!
Embora possuam menos calorias, os ingredientes light não deixam de ter essas componentes e, por esse motivo, não podem ser consumidos livremente. O melhor é estar sempre atento aos rótulos para se certificar de que, apesar da redução da quantidade de gorduras, não existe um aumento dos açúcares.
Atenção às gorduras vegetais! É verdade que alguns destes produtos são extremamente saudáveis, mas, no entanto, certas gorduras vegetais encontram-se parcialmente hidrogenadas. Se forem consumidas em excesso, essas gorduras trans podem causar doenças cardiovasculares.