Os produtos à base de soja estão paulatinamente a crescer de popularidade em todo o mundo, nomeadamente os típicos grãos, o leite, queijo ou outros, devido aos seus ingredientes ativos, designados de isoflavonas. Apesar de alguma controvérsia pontual sobre os reais efeitos benéficos da soja para a saúde, é inegável que existem vários benefícios que estão devidamente comprovados, além de vários outros que carecem de mais estudos, para que se possa fundamentar devidamente os mesmos.
Benefícios da soja
Esta planta, bem como os produtos derivados da mesma, é tão popular devido aos efeitos benéficos que pode acarretar para a saúde. Nesse sentido, vejamos abaixo alguns dos principais benefícios associados à planta e seus derivados:
Ameniza os sintomas da menopausa – As proteínas resultantes desta planta podem ajudar a amenizar os afrontamentos que são apanágio da menopausa, embora não seja eficaz noutros sintomas.
Combate a diabetes – Existem evidências de que os produtos baseados nesta planta permitem diminuir os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes.
Controla o colesterol – Segundo alguns estudos, os produtos derivados desta planta permitem reduzir ligeiramente os níveis do colesterol total, bem como o mau colesterol.
Melhora a osteoporose – Alguns especialistas sugerem que as proteínas desta planta permitem melhorar os sinais da osteoporose, uma vez que o seu consumo ajuda a aumentar a densidade mineral óssea (DMO).
Previne o cancro da mama – Uma dieta rica em derivados desta planta está intimamente ligada a menores índices do cancro da mama, o que é possível comprovar em vários países asiáticos, com elevados consumos de produtos afins e baixas taxas deste tipo de cancro.
Cuidados a ter com o consumo de soja
Uma vez que as isoflavonas têm um efeito semelhante ao estrogénio, deve-se ter algum cuidado com os alimentos que consome baseados nestes compostos, independentemente de ser homem ou mulher, sendo recomendável que não consuma mais de 100 gramas por dia para evitar potenciais efeitos secundários provocados pelo seu consumo excessivo e continuar com uma alimentação equilibrada e saudável.
Em condições normais, tomar proteínas ou suplementos é seguro, desde que dentro das doses recomendadas. Porém, quando tomados de forma desmesurada, podem ter alguns efeitos secundários que são de todo evitáveis, uma vez que podem causar a sensação de inchaço, obstipação, bem como náuseas. Mulheres grávidas ou que estejam a amamentar devem ter especiais cuidados com as doses que tomam e, além disso, deve-se ter especial atenção com as doses que as crianças tomam, tendo o cuidado de não se substituir o leite convencional pelo leite de soja nas crianças.
Fontes de soja
Se procura alimentos ricos em compostos associados a esta planta, poderá encontrá-los em vários tipos de alimentos, desde o edamame, miso, tempeh, tofu, até aos próprios grãos e leite de soja, pelo que tem um leque abrangente de opções ao seu dispor.
Por sua vez, os seus ingredientes ativos, nomeadamente as isoflavonas, podem ser também encontrados, embora com muito menor densidade, em alguns legumes, grãos e vegetais. Também existem suplementos disponíveis com este composto, sendo que os seus níveis podem variar consideravelmente de produto para produto, porém, é sempre aconselhável recorrer a fontes orgânicas, em detrimento de outras, para usufruir de todos os seus benefícios de uma forma natural.