Como é possível ter uma vida repleta de saúde e de bem-estar, se não gostarmos daquilo que vemos ao espelho, porque seguimos mitos de beleza que em nada contribuem para melhorar a nossa imagem? Para que não caia nesses «contos de fada» em forma de conselhos de estética, conheça os principais mitos associados ao campo da beleza.
Descubra dicas de beleza actuais, com o blog Paixões de Isabel
Sabia que não é o cloro que deixa o cabelo verde? Conheça estes e outros mitos de beleza!
Eis um dos mitos de beleza que já lhe deve ter deixado de cabelos em pé! A verdade é que há ainda muitas pessoas que acreditam que o cloro tem capacidade para esverdear a nossa superfície capilar. Só que não é esse elemento o responsável pela mudança de cor: o sulfato de cobre é que é o «vilão», um metal que é igualmente aplicado nos tratamentos das águas das piscinas.
Realmente, quando o sulfato de cobre contacta com a queratina dos fios, a substância acaba por deixar o cabelo completamente verde. No entanto, é preciso sublinhar que esta reacção somente acontece nas pessoas que têm os cabelos claros, visto que este tipo de superfícies capilares conta com fios porosos, que tornam mais fácil a penetração do metal nos cabelos.
Por isso, bastante atenção ao sulfato de cobre! Já agora, fique com outra dica: para retirar a cor do cabelo, o melhor é lavá-lo com vinagre ou leite mornos durante aproximadamente cinco minutos.
Peça mais informações sobre saúde e bem-estar, através do blog Paixões de Isabel
Descubra mais três mitos de beleza:
- É obrigatório usar produtos anti-idade logo a partir dos 25 anos – na verdade, o envelhecimento da cútis é um processo individual, sendo influenciado por um vasto leque de factores. Por exemplo, se tiver uma pele bem hidratada e protegida do sol, esta cútis irá ter menos rugas e marcas de expressão. Desta forma, os cuidados anti-idade até podem ser adiados.
- As sardas podem ser clareadas através de água de arroz – esqueça! Não há nenhuma substância presente neste líquido que consiga aclarar as sardas ou outros tipos de manchas.
- Para diminuir as olheiras e o inchaço, deve-se utilizar… rodelas de pepino! Sim, sabemos que não há novela em que não haja uma personagem mais cuidadosa com a sua imagem que recorra a esta técnica. Mas acredite: tudo não passa mesmo de ficção! Por si só, as rodelas de pepino não são a solução para este problema estético: estes pedaços de fruto têm de estar gelados para que ocorra a contracção dos vasos sanguíneos que se encontram imediatamente abaixo dos olhos. De resto, trata-se de um efeito imediato e com pouquíssima duração.
Fontes: SAPO Lifestyle e Observador
Conheça mais mitos de beleza – entre outros conselhos de saúde e bem-estar -, graças ao blog Paixões de Isabel