Entrar nos 40 anos começa a fazer-nos pensar. Pensar na vida, na saúde e em tudo aquilo que devia ter feito e ainda não fez. O bem-estar é um dos temas mais recorrentes da entrada nos «entas». A maioria das pessoas começa a fazer listas de comportamentos a adoptar e dicas de saúde e bem-estar a seguir. Foi o meu caso.
A primeira coisa que coloquei na lista foi o exercício físico. Andar, fazer exercício ou até mesmo alterar alguns comportamentos do dia-a-dia, como passar a subir escadas em vez de andar de elevador, são boas opções. Para os mais arrojados, andar de bicicleta pode ser uma boa opção, assim como desportos com movimentos mais suaves, como o ioga ou o tai chi.
Desportos como andar de bicicleta, fazer ioga ou tai-chi podem contribuir para melhorar a saúde e bem-estar
A hidratação é outra coisa bastante importante. Beber água a rodos, pelo menos um litro a um litro e meio por dia faz com que melhoremos a circulação e até o mau hálito. As fibras são outro tema interessante, porque, segundo dizem os especialistas na matéria, uma alimentação rica em fibra melhora o trânsito intestinal e evita o excesso de peso, como tal é boa ideia.
É igualmente importante ter muito cuidado com o sol, para evitar problemas de circulação. Se sofrer muito com o cansaço nas pernas, uma outra boa opção é recorrer a um gel tonificante, para descongestionar e aliviar o desconforto provocado pelo cansaço e pela circulação deficiente. Ao que parece, o pepino, o rosmaninho e a hortelã são excelentes ingredientes para tonificar os músculos das pernas.
Uma simples alteração dos hábitos do dia-a-dia já pode ajudar muitos dos «quarentões»
Se não conseguir adoptar logo todas a receitas, uma simples mudança de hábitos já pode provocar melhorias significativas ao nível da sua saúde e bem-estar. Aqui, inclui-se passar muito tempo sentado ou em pé ou recorrer a meias que favoreçam a circulação do sangue. O ideal é não usar tecidos sintéticos, roupas apertadas ou sapatos muito justos, que prejudicam a saúde e bem-estar.
Ter atenção à postura pode ser outra premissa importante para quem «aterra» nos 40. Quem passa muito tempo sentado, deve fazer pausas de cinco minutos de hora a hora e aproveitar para esticar um pouco as pernas e caminhar pela sala. As pessoas que têm esse tipo de profissões devem evitar igualmente cruzar e dobrar as pernas ou encolhê-las de forma frequente.
Para os mais corajosos há uma recomendação mais arrojada: tomar duche de água fria! É mais fácil no Verão, porque a água fria estimula a circulação do sangue e diminui os inchaços nas pernas e noutras partes do corpo.