Parece incrível, mas perder barriga depois dos 40 é realmente difícil. Diz o povo que é a barriguinha da felicidade, mas a verdade é que se torna bastante inestética e até desconfortável. Ora, sendo eu um homem com «H» grande – e homem que é homem perde barriga com exercício -, dediquei-me ao exercício físico intenso. Nada melhor para perder barriga e perder peso do que umas dezenas de flexões, abdominais e alguns quilómetros de estrada. Exercício físico, quanto mais, melhor. Mas nem sempre constitui a melhor forma como emagrecer. Primeiro, porque o corpo não está habituado a tanto exercício e depois porque vai alterar por completo o metabolismo.
Exercício físico intenso nem sempre é a melhor forma para perder barriga
Depois, porque, se não se fizer uma dieta antes de começar a fazer exercício físico, nomeadamente musculação, o que vamos conseguir é transformar a gordura em músculo. Ou seja, não ficaremos mais magros, mas com a mesma massa, só que transformada em massa muscular. E é bastante feio, por sinal. Perder barriga não é tão fácil como pensava, é, aliás, bem mais difícil. Mas, um homem não desiste e, por isso, fui tentando vários outros métodos. É claro que, sendo um homem, também se torna difícil resistir a determinadas tentações, como uma boa sardinhada, umas cervejas com os amigos em dia de futebol ou uma boa sobremesa. Tentei diversos métodos para perder barriga e emagrecer, mas nenhum deles fazia com que conseguisse realmente perder peso.
Para conseguir perder peso, aconselhei-me com amigos
Tenho amigos que realmente conseguiram perder peso e perder barriga e hoje estão mais elegantes, mais atléticos e dizem que até se sentem melhor fisicamente e bem melhor com a sua imagem. Aqui há tempos perguntei-lhes qual era o seu segredo e um dos meus maiores amigos revelou-me que seguiu um programa para perder barriga e emagrecer que normalmente funciona com as mulheres. Parece que tem por base o nutricionismo e que avalia as rotinas diárias de cada um, bem como as suas necessidades nutricionais para estabelecer um plano alimentar que tem de ser seguido à risca para funcionar. Mas, parece que funciona mesmo. O objectivo máximo é conseguir que as pessoas, além de perder barriga, alterem os seus comportamentos e estilos de vida para que possam perder peso sem voltar a ganhar esses quilos e a massa gorda que está a mais. Experimentei e já perdi oito quilos. E ainda não acabei o programa. Melhor ainda: não passo fome, como algumas das coisas de que sempre gostei e sinto-me muito melhor. É caso para dizer que perder a barriga fez mudar a minha vida. E de que maneira. Até já consigo vestir roupa que há anos que não saia do armário.