A dieta da USP é um tipo de dieta que tem vindo a ser adotado pelas pessoas desde a década de 90, especialmente no Brasil, devido aos seus potenciais efeitos para emagrecer rapidamente, recorrendo a um menu alimentar bastante restritivo. Apesar de muitas pessoas fazerem uma correlação entre esta dieta e a Universidade de São Paulo, o certo é que nunca houve qualquer confirmação sobre se esta dieta foi criada pelos seus especialistas.
Como é que a dieta da USP funciona
Esta dieta implica que se siga um determinado menu alimentar com grande restrição calórica durante duas semanas, com indicação dos alimentos que se deve consumir ao pequeno-almoço, almoço e jantar, sendo que pode ingerir bebidas, como água, café ou chá a qualquer hora do dia.
A dieta deve ser seguida somente durante os 14 dias, pelo que, após o seu término, deve retomar a sua alimentação normal ou um plano alimentar mais equilibrado e diversificado.
É importante que consuma somente os alimentos definidos pelo menu da dieta da USP, não substituindo os mesmos, nem alterando o horário indicado para o seu consumo, para colher os benefícios que são associados a esta dieta.
Benefícios da dieta da USP
A principal vantagem relacionada com a adoção da dieta da USP prende-se com o rápido emagrecimento que a mesma proporciona, que resulta na perda de vários quilos no espaço de duas semanas. Contudo, existem outros efeitos positivos que surgem, por vezes, associados a esta dieta, como, por exemplo:
- Confere uma menor sensação de inchaço
- Otimiza o funcionamento do aparelho digestivo
- Proporciona uma perda de peso real
- Regula a sua pressão arterial
- Trata-se de uma dieta rápida
Apesar dos seus potenciais efeitos benéficos, contudo, existem alguns riscos inerentes à adoção de uma dieta demasiado restritiva como esta, pelo que requer, sem dúvida, alguns cuidados.
Cuidados a ter com a dieta da USP
Um dos principais cuidados a ter com esta dieta reside no tempo em que se deve adotar a mesma. Nesse sentido, não se deve ultrapassar os 14 dias, pois, se for mantida por mais tempo, pode ter efeitos prejudiciais à saúde, como problemas renais ou cardíacos.
Além disso, essa dieta pode ter outros efeitos secundários, sendo recorrente verificar nas pessoas que seguem esta dieta problemas, como mau hálito, obstipação, fadiga, stresse, entre outros, os quais não devem ser descurados, caso você pretenda iniciar esta dieta.
No cômputo geral, a dieta funciona, mas é necessário ter em linha de conta que o emagrecimento rápido associado à dieta da USP deriva da perda de líquidos e músculo no corpo, bem como da carência de fontes de gordura, pelo que, quando terminar o período da dieta restritiva e voltar à sua alimentação regular, dificilmente conseguirá manter os resultados obtidos, se não recorrer a uma dieta quotidiana saudável.
Por isso, apesar dos seus potenciais efeitos benéficos, devido aos seus riscos, é importante que recorra a um nutricionista, para que este lhe possa facultar um plano alimentar que possa implementar no seu dia a dia, de forma saudável e equilibrada, que englobe alimentos diversificados, para que possa fomentar a sua saúde.