A erva cidreira é uma planta medicinal, pertencente à mesma família da bem conhecida hortelã, sendo que pode ser utilizada sozinha ou, em alternativa, conjugada com outras ervas. Muitos dos seus efeitos medicinais e benefícios para a saúde resultam dos químicos presentes na mesma, conferindo uma sensação de relaxamento, razão pela qual muitas vezes usam esta erva para fazer chá, embora, como veremos, possa ter outras aplicações.
Benefícios da erva cidreira
Existem, portanto, vários benefícios que são frequentemente associados à erva cidreira, entre os quais podemos realçar os seguintes:
Combate a ansiedade – Estudos já demonstraram que alguns produtos que contêm esta erva como ingrediente ativo podem ajudar a combater a ansiedade, permitindo que as pessoas possam relaxar.
Mantém as células seguras – Como é rica em antioxidantes, esta erva ajuda a manter as células seguras e a combater os danos provocados pelos radicais livres, prevenindo o aparecimento de certas doenças.
Previne as insónias – O seu consumo pode prevenir as insónias, uma vez que o mesmo melhora tanto a quantidade de horas, como a qualidade do sono em pessoas saudáveis e com desordens ao nível do sono.
Promove a memória – Estudos sobre os efeitos desta erva em pessoas que tomaram suplementos à base da mesma observaram uma melhoria ao nível da memória e da capacidade de raciocínio.
Rejuvenesce a pele – Esta erva está muitas vezes presente em muitos produtos cosméticos, uma vez que tem um efeito suavizante na pele, ajudando inclusive a desvanecer as linhas finas.
Cuidados a ter com o consumo de erva cidreira
Para poder usufruir dos efeitos positivos da erva cidreira, é necessário ter algum cuidado com a forma como utiliza ou consome a mesma. Como esta pode ser aplicada na pele ou, pelo contrário, ingerida, existem diferentes orientações de acordo com cada tipo de aplicação. Todavia, mesmo assim, no que concerne ao consumo da erva, a recomendação passa por tomar até 12 gramas da folha da erva ou até 450 miligramas sob a forma de chá diariamente.
Apesar de ser uma erva considerada como segura para consumo pela maior parte das pessoas, mesmo assim, existem alguns grupos que devem evitar a mesma. Nessa ótica, mulheres grávidas ou a amamentar deverão evitar ingerir a mesma devido à inexistência de estudos que suportem a sua segurança nessas situações.
Além disso, devido à sua potencial interação com determinados medicamentos, nomeadamente sedativos, é importante que pessoas a tomar medicação consultem atempadamente um médico para aferir se podem consumir produtos derivados desta planta.
Fontes da erva cidreira
A erva cidreira pode ter um leque abrangente de aplicações e, nesse sentido, é habitual encontrarmos nas lojas de produtos naturais derivados desta planta para fazer chás, óleos, bem como outros produtos, quer para utilização no âmbito gastronómico, quer para utilização no âmbito medicinal, permitindo que as pessoas possam recorrer a esta erva para conferir sabor a alimentos ou bebidas, para efeitos de inalação na aromaterapia ou mesmo para combaterem os herpes labiais ao esfregarem a mesma nos lábios.
Apesar da diversidade de opções ao seu dispor para utilizar esta planta medicinal, deverá ter em conta os cuidados referidos, utilizando a mesma com moderação no seu dia a dia, para que possa usufruir de todos os seus efeitos e potenciar a sua saúde.