As fibras são componentes alimentares que, ao contrário de outras, como as proteínas ou os hidratos de carbono, o seu corpo não consegue absorver, não sendo, por isso, digeridas pelo organismo. Na realidade, passam quase incólumes por certos órgãos do organismo, como o estômago ou intestino, até saírem do corpo, contudo são muito importantes para a saúde.
Existem dois tipos: as solúveis e as insolúveis, dependendo se são solúveis em água ou não, todavia, independentemente da forma como são classificadas, são inegáveis os efeitos positivos que proporcionam à saúde, desde logo pelo tratamento da obstipação, quiçá o seu benefício mais conhecido.
Benefícios das fibras
Portanto, é indubitável que existem diversos benefícios para a saúde associados ao consumo adequado de fibras, sendo que, entre os mesmos, podemos destacar os seguintes:
Ajudam a perder peso – Os suplementos com fibra já demonstraram que podem ser fortes aliados de qualquer propósito de perda de peso, uma vez que fornecem uma sensação de inchaço e abrandam o metabolismo de carboidratos.
Aliviam a síndrome do intestino irritável – Segundo alguns estudos, o consumo regular de fibra pode ajudar a aliviar a síndrome do intestino irritável, uma doença bastante comum que afeta o intestino grosso.
Evitam as pedras nos rins – Provavelmente devido à sua capacidade de regular o açúcar no sangue, uma alimentação rica em fibra pode ajudar a evitar os cálculos biliares e as pedras nos rins.
Diminuem o risco de doenças cardíacas – Estudos já demonstraram que a integração da fibra na alimentação de uma forma adequada pode ajudar a diminuir em cerca de 40% o risco de doença cardíaca.
Previnem as hemorróidas – Uma dieta rica em fibra pode prevenir o aparecimento de hemorróidas, ao diminuir o esforço relacionado com a evacuação das fezes.
Cuidados a ter com o consumo de fibras
Para colher os benefícios supracitados, contudo, é importante que se certifique que toma as doses recomendadas de fibra no seu dia a dia. A dosagem recomendada pode variar consideravelmente de pessoa para pessoa, de acordo com a idade e com o sexo, pelo que é aconselhável consultar um nutricionista para poder obter aconselhamento personalizado. De qualquer das formas, a orientação para homens com menos de 50 anos passa por tomar cerca de 38 gramas por dia, enquanto os com mais idade deverão tomar cerca de 30 gramas. Por sua vez, as mulheres com idade inferior a 50 anos deverão tomar 25 gramas, ao passo que as mulheres com idade superior deverão tomar 21 gramas.
Ao controlar a dose que ingere e certificar-se que tem fontes adequadas de fibras na sua dieta, é possível prevenir potenciais efeitos desagradáveis relacionados com uma deficiência nos seus níveis, como é, naturalmente, o caso da obstipação.
Fontes de fibras
Existem diversas fontes alimentares com fibra passíveis de você inserir na sua dieta, como é o caso de produtos com grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, nozes, sementes, entre outros, devendo optar, sempre que possível, por alimentos frescos em detrimento de alimentos refinados ou processados, uma vez que perdem algum do seu valor nutritivo quando são confecionados.
Embora as fontes orgânicas sejam mais recomendáveis, os suplementos são também uma opção a considerar, especialmente em casos onde existe alguma carência de fibra no seu plano alimentar quotidiano.
Independentemente da forma que escolher para consumir as fibras que necessita, deverá sempre garantir que a sua integração é feita com base numa alimentação saudável e diversificada, para que possa usufruir de todos os benefícios associados às mesmas.