Ganesha é um dos Deuses hindus mais venerado. É encontrado em muitas portas, templos, comércios, etc. É o Deus que remove os obstáculos e detém o conhecimento. Ganhesha representa o sábio, o homem em plenitude e os meios de realização.
Ganesha é filho de Shiva o criador mitológico do Yoga. Shive ao voltar para casa depois de uma longa temporada nas montanhas em meditação foi barrado pelo seu filho de aceder a casa. O período de ausência tinha sido tão longo que o filho não conhecia o pai e o pai não tinha conhecimento da existência do se filho. Perante a relutância do jovem Shiva decapitou-o com o seu trishula. Pavati que se aproximava de casa naquele momento, ao ver aquela cena entrou em desespero e informou a Shiva que teria acabado de matar seu filho. Shiva prometeu naquele momento a Parvati que o traria de volta à vida.
Então, foi procurando o primeiro animal que se encontrasse em descanso para lhe retirar a cabeça e levar para o seu filho. Ao encontra um elefante jovem a dormir arrancou-lhe a cabeça e levou-a para o filho, o qual voltou a viver depois de lhe ser restituída a cabeça. Embora desta vez um cabeça de uma elefante.
Ganesha é um sábio. Tem a cabeça desproporcionalmente maior que o corpo pois tem imensa capacidade intelectual e é extremamente dedicado aos estudos.
A tromba de Ganesha remove os obstáculos do caminho. Ele aparece com uma barriga proeminente porque ele é capas de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos assim como os ensinamentos adquiridos.
Nas imagens de Ganesha aparece sempre um ratinho aos seus pés que representa o Ego e os seus desejos. O sábio Ganesha tem o controlo por isso o ratinho aparece a olhar para cima.
Ganesha tem quatro braços. A mão direita superior possui um pequeno machado para decepar todos os apegos aos objetos como origem da felicidade. A mão superior esquerda tem um laço e uma flor de lotus. Com o laço ele concentra-se na realidade suprema que é o Eu e a flor induz a pureza absoluta e imaculada. Na mão inferir direita ele transporta um Japa para lembrar que a repetição trás a prosperidade. Na mão inferior esquerda ele oferece o Modaka (doce de leite e arroz tostado) que representa a satisfação, plenitude que se alcança com um caminho de disciplina e autoconhecimento.
OM (ॐ)