Ginecomastia refere-se a um desenvolvimento excessivo no tecido da região da mama masculina que acontece nas nas fases de desenvolvimento hormonal. Pode afectar homens de todas as faixas etárias.
Causas da ginecomastia
O estradiol e a progesterona estimulam o crescimento mamário da mulher. Pelo contrário, as hormonas andrógenas impedem este desenvolvimento. A ginecomastia é causada por um desequilíbrio entre a acção do estrogénio e o androgénio sobre a mama masculina.
Em cerca de 25% dos pacientes com ginecomastia, a causa não é identificável, sendo considerada idiopática. Nos outros casos, os pacientes podem sofrer deste problema por inúmeras causas como, por exemplo, desnutrição, o uso de drogas, tumores testiculares, insuficiência renal crónica, entre outros, normalmente associados a mudanças hormonais. A ginecomastia também pode ser causada por excesso de gordura acumulada (designada por falsa ginecomastia ou lipodistrofia).
Procedimentos
Todos os pacientes necessitam de um diagnóstico cuidado e da elaboração de um historial que permita identificar a causa da ginecomastia.
Tratamentos
Este problema pode ser tratado com medicação, contudo, em casos onde os pacientes não respondam ao tratamento clínico ou em que a ginecomastia causa problemas físicos, psicológicos e/ou sociais, deverão ser submetidos a tratamento cirúrgico, ou seja, a mamoplastia do homem.
De qualquer forma, deverá ser feito um diagnóstico e, principalmente nos adolescentes, deve existir um acompanhamento pela especialidade de endocrinologia.
A mamoplastia do homem não é um tratamento unicamente para a redução da mama mas também para reduzir o excesso de gordura da mesma.
Em que consiste a mamoplastia do homem?
Consiste em realizar uma incisão na parte inferior da aréola. Não deixa uma cicatriz aparente, fica praticamente invisível com o tempo. O cirurgião retira a glândula dura e aumentada.
A mamoplastia do homem pode ser feita com anestesia geral ou local e poderá não ser necessário o internamento.
Efeitos/Complicações
Uma das complicações cirúrgicas mais comuns é o aparecimento de um hematoma na mama masculina, que desaparecerá com o tempo. Poderá haver também alguma perda de sensibilidade temporária nos mamilos e deverão ser tidos alguns cuidados especiais, nomeadamente, no que diz respeito a actividades violentas, utilização de roupas justas, fazer esforços, etc.
A ginecomastia é um problema comum que se pensa que afecte cerca de 40 a 60% da população masculina que, contudo, poderá tornar o seu portador em alvo de críticas e bullying por parte dos pares por, normalmente, se associar este tipo de características (desenvolvimento dos seios) à mulher.
Como agir
Qualquer pessoa que pense sofrer de ginecomastia, antes de recorrer à mamoplastia do homem, deverá consultar um cirurgião plástico experiente e qualificado para determinar se este procedimento de redução da mama será o ideal para o caso em particular.
A mamoplastia do homem deverá ser feita depois da puberdade, quando se atinge a maturidade (física e emocional), pois assim será possível verificar se o problema se corrige por si só ou se realmente é necessária a redução da mama de forma cirúrgica. No entanto, em casos em que as sequelas psicológicas e/ou emocionais sejam elevadas, a redução da mama poderá ser feita mais cedo, desde que com o consentimento dos pais ou tutores.
Em caso de dúvidas, consulte o seu dermatologista para saber mais sobre ginecomastia