A importância dos implantes dentários
Porque os implantes dentários são considerados uma óptima solução para a perda de dentes?
Os implantes dentários são pequenos dispositivos fixados ao osso do maxilar e sobre eles são colocados os novos dentes. Os implantes dentários são fabricados com matérias biocompatíveis (titânio) de forma a não serem rejeitados pelo organismo e funcionam como se tratasse de raiz natural do dente.
Desta forma é possível evitar o desconforto das “placas dentárias”. Perceba como funcionas os implantes dentários e quais as grandes vantagens dos implantes dentários relativamente a outros tratamentos aplicados na substituição de dentes.
Porque perdemos dentes?
A perda de um dente pode ser puramente acidental, como por exemplo uma queda. Mas na generalidade a perda de dentes esta relacionada com a saúde oral. Para se manter uma boa saúde oral é necessário aplicar rigorosamente e correctamente alguns hábitos diários de higiene oral (como a escovagem dos dentes, o uso de fio dental) e a consultas regulares (pelo menos duas vezes por ano) a um especialista de medicina dentária.
Quais as principais doenças orais?
A nossa saúde em geral, está extremamente relacionada com a nossa saúde oral. Infelizmente ainda é relativamente elevada a percentagem da nossa população que sofre de doenças orais como a cáries dentárias e as doenças periodontais. Estas doenças têm origem na placa bacteriana As principais doenças orais:
Placa bacteriana o que é?
A placa bacteriana é caracterizada por uma massa (colonizada por bactérias), que se forma diariamente, e acumula à superfície dos dentes, às gengivas, nos espaços interdentários e nos sulcos gengivais (espaço entre os dentes e as gengivas). São as bactérias acumuladas na placa bacteriana, quando não são removidas quer pela higiene diária quer pela consulta semestral ao dentista, provocam doenças orais.
Cárie dentária, o que é?
As bactérias da placa bacteriana produzem ácidos (resultado da fermentação de alimentos ricos em açúcar) que pouco a pouco vão destruindo o esmalte dentário e provocam o amolecimento da estrutura do dente. Quando se verifica a formação de uma cavidade no dente estamos na presença de uma cárie dentária.
A gengivite e a Periodontite, o que são?
A gengivite é caracterizada pela inflamação das gengivas geralmente provocada pela placa bacteriana. A gengivite pode evoluir para a doença periodontal. Estamos na presença de uma periodontite quando a inflamação da gengiva evoluiu para a formação de uma bolsa periodontal.
A bolsa periodontal afasta a gengiva do dente favorecendo a contaminação de bactérias e o desenvolvimento de tártaro. A periodontite é uma doença grave que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto), provoca a reabsorção óssea, retracção da gengiva e consequentemente a mobilidade e perda dos dentes.
São várias as razões que explicam o aparecimento da gengivite e periodontite, como: falta de higiene oral adequada, baixa produção de saliva, vários medicamentos, alterações hormonais, outras doenças (diabetes, epilepsia, leucemia, etc.), reacções alérgicas, factores genéticos, etc.
A melhor forma de evitar estas doenças é a sua prevenção e detecção o mais cedo possível para evitar a sua evolução.
Não se descuide, a sua saúde oral é de estrema importância.