Realizou-se no passado dia 31 de Maio no Porto a Vascular Conference 2014, sob o tema “Venous and Arterial Challenges and innovations”. A iniciativa, uma das mais importantes a nível nacional e internacional no campo da medicina e cirurgia vascular, contou com a presença da Dr.ª Joana de Carvalho, especialista vascular do Hospital de Dia da Maia e da Clínica Génese do Tempo.
Principais temáticas da Vascular Conference 2014
Central à conferência onde a Dr.ª Joana de Carvalho fez parte de um painel de júri, foram os mais recentes dados relativos ao aneurisma da aorta abdominal (AAA) e o seu método de tratamento mais frequente, a reparação endovascular de aneurisma (EVAR). A técnica consiste na inserção de um stent através de cateter cuja condução ao longo das artérias é auxiliada por um aparelho de ultrasonografia. Uma vez no local, o stent é expandido, permitindo à artéria repor a circulação que havia sido perturbada pela formação do aneurisma.
Entre os assuntos debatidos, encontraram-se as limitações da EVAR em pontos de extrema curvatura da aorta, onde a cirurgia aberta pode tornar-se a única opção.
Numa sociedade onde o sedentarismo e os hábitos alimentares pouco saudáveis contribuíram para tornar as doenças cardiovasculares a principal causa de óbitos no mundo ocidental, diversos trabalhos foram também apresentados com o objectivo de compreender qual o impacto social e económico e quais as necessidades actuais de educação e monitorização desta classe de patologias.
Três sessões foram igualmente dedicadas à isquemia, a deficiência na irrigação dos tecidos por motivos de obstáculos à normal circulação sanguínea, privando os tecidos afectados dos nutrientes necessários para o seu metabolismo correcto. A abordagem centrou-se em diversas comunicações na artéria femoral superficial (SFA), incluindo a presença de doença oclusiva e as complicações de abordagens endovasculares.
Encontrando-se entre as principais manifestações de problemas circulatórios, varizes e veias varicosas foram também abordadas, incluindo tromboembolismo e ulceração venosa.
Complementarmente realizaram-se igualmente as sessões de enfermagem, um fórum dedicado à comunicação da experiência profissional da enfermagem em medicina vascular. Finalmente, houve igualmente espaço para várias comunicações de técnicos de saúde, abordando a utilização o mapeamento com Doppler na doença arterial periférica e a ultrasonografia na doença venosa crónica, entre outras.
Dr.ª Joana de Carvalho: especialista em medicina vascular
A Dr.ª Joana de Carvalho encontra-se entre os especialistas de medicina vascular de maior destaque em Portugal, tendo-se licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
A sua formação específica em Angiologia e Cirurgia Vascular viria a ser iniciada em 2005, no Hospital de S. João, acumulando nesse momento funções de assistente voluntária de Cirurgia Vascular, do curso de Medicina da Universidade do Porto.
A sua proficiência permitiu-lhe ser a representante Portuguesa na European Society of Vascular Surgeons in Training, estagiando durante esse período de tempo nos hospitais Hospital Vall d”Ébron (Barcelona), Park-Krankenhaus (Leipzig) e Klinikum Sud (Nuremberga). Em Barcelona dedicou-se à prática de ultrasonografia vascular e em Nuremberga à prática de procedimentos endovasculares minimamente invasivos. Entre a sua ampla actividade científica, a Dr.ª Joana de Carvalho foi vogal da Assembleia Geral do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV), em 2012.
A Dr.ª Joana de Carvalho viria posteriormente a obter o grau de especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, submetendo-se, posteriormente ao exame de certificação europeu, obtendo o título de Fellow of the European Board of vascular Surgery. Desempenhou funções de Consultora Científica na área de Cirurgia Vascular do Programa Harvard Medical School Portugal.
Já em 2014, fez a comunicação “Fundamentação e indicações para a remoção agressiva e precoce do trombo na trombose venosa
profunda aguda” ao XIV Congresso da SPACV. Publicou igualmente “Resultados da Trombectomia por oclusão de bypass protésico. Experiência de 5 anos consecutivos”, pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cárdio-Torácica e Vascular (SPCCTV), galardoado com o prestigiante prémio Cid dos Santos em 2011.