L-Carnitina: em prol do exercício físico
A l-carnitina é uma amina que deriva do aminoácido lisina, estando presente em todas as mitocôndrias do corpo. É um nutriente muito conhecido por desempenhar um papel importante no metabolismo da gordura, transportando os ácidos gordos de cadeia longa, para a mitocôndria (fonte energética das células), contribuindo assim para a combustão da gordura. Esta acção é verificada sobretudo durante o exercício físico. A carnitina é produzida no fígado e nos rins e armazenada nos músculos esqueléticos, coração, cérebro e esperma. Através de uma dieta balanceada são absorvidas entre 50 e 100mg de carnitina diárias. A fonte mais rica em carnitina é a carne (especialmente a carne de carneiro). Em dietas vegetarianas, são encontradas pequenas quantidades de carnitina. Sendo uma substância natural, produzida em poucas quantidades pelo corpo, pode, no entanto, ser ingerida através de suplementação em cápsulas, comprimidos, pó ou líquida para aumentar as suas potencialidades. Estes suplementos trazem benefícios tanto a nível do desporto, como a nível da saúde.
Benéfico em termos estéticos e para a saúde
Estudos científicos demonstraram que a carnitina melhora o desempenho físico. Isto acontece porque a L-Carnitina utiliza as gorduras como fonte de energia, sendo notório uma melhor dinâmica e performance. Enquanto está a exercitar o corpo, está a ganhar energia e a queimar gordura. Outro estudo recente mostrou que a carnitina estimula a síntese da testosterona, promovendo a recuperação muscular, e reduz a concentração de triglicéridos, prevenindo problemas cardiovasculares.
Exercício físico é essencial para colher efeitos da L-Carnitina
IMPORTANTE: Para que surta efeito, é imprescindível praticar algum tipo de actividade física com, pelo menos, uma hora de duração. Se não fizer exercício aeróbio, a carnitina apenas transporta a gordura para o interior da mitocôndria e não a elimina, pelo que se volta a armazenar em forma de gorduras. A l-carnitina é igualmente importante para o sistema cardíaco. Como aumenta a oxigenação das células, a l-carnitina é extremamente benéfica para pessoas com angina de peito, pois trata-se de uma patologia provocada por um afluxo insuficiente de oxigénio aos tecidos do coração. É uma substância com inúmeros benefícios.