Dor, aquecimento, descamação, inflamação e coloração são apenas alguns dos sintomas que se encontram associados à psoríase. Daí que seja tão importante recorrer a um tratamento psoríase bastante eficiente, uma vez que, por enquanto, esta doença ainda não tem uma cura. Os procedimentos à base de fórmulas naturais têm ganho alguma popularidade.
Beber chá é um aconselhável tratamento psoríase de carácter natural
Em primeiro lugar, deve-se frisar o papel fulcral da alimentação. Logo, os pacientes com psoríase têm de seguir uma dieta que seja vegetariana e crudívora, isto é, em que predominam os vegetais, as frutas e os alimentos crus. Já agora, fique com uma receita simples: a preparação de um caldo depurativo com cinco dentes de alho, cebola, urtiga e aipo. Não se esqueça: mesmo antes de ingerir o caldo, junte um fresco sumo de limão. É aconselhável ingerir duas porções: uma pela manhã e a última pela tarde.
De resto, há uma série de chás que são bastante aconselháveis para este tipo de doenças de pele: desde as bebidas com urtiga aos chás com nogueira, sem esquecer as infusões de bardana e de salsaparrilha. Também há chás com propriedades relaxantes, visto que estas patologias costumam desencadear sérias ondas de stress. O chá de camomila é um dos melhores representantes dessas infusões.
A não esquecer a relevância da aloé vera, que é uma excelente cicatrizante, anti-inflamatória e regeneradora.
Conheça um ou outro tratamento psoríase de carácter natural:
- Banhos de água com argila. Sendo assim, à água que será utilizada para tomar banho deve-se juntar dois quilos de argila. Já agora, pode-se ir alternando entre banhos de vapor e banhos de argila.
- Óleo de gérmen de trigo. É perfeito para as aplicações tópicas, acabando por ser um bom reforço para o processo de hidratação da pele, nomeadamente antes da exposição ao sol.
- Atenção à dieta! Para além das recomendações anteriores, torna-se importante sublinhar que há alguns ingredientes que devem estar na «lista negra» de quem deseja seguir um tratamento psoríase. O álcool é um dos melhores exemplos: afinal de contas, este tipo de bebidas está na origem de erupções, além de diminuir a eficácia dos procedimentos. Eis outro ingrediente desaconselhável: o glúten, visto que é possível que despolete o aparecimento de lesões em certos pacientes. O glúten encontra-se presente no centeio, na cevada e no trigo. As gorduras saturadas também podem piorar as inflamações.
- Para ajudar no tratamento psoríase, todas as noites, aplique compressas nas zonas afectadas. Em alternativa, tome um banho quente e, pela manhã, escove a área afectada para descamar a região.
Em caso de dúvida, o melhor é recorrer a um dermatologista para esclarecer todas as questões sobre psoríase e tratar deste problema de forma eficiente