As massagens são uma terapia fundamental para cuidar de lesões desportivas
Aliviar as dores, permitir uma maior amplitude dos movimentos e proporcionar o máximo bem-estar a cada um dos pacientes. Estas são as três principais finalidades das massagens. Realmente, esta técnica consiste no relaxamento e descontracção dos músculos, o que permite alcançar aquele trio de objectivos. Aliás, é por esse motivo que as massagens são fundamentais para todos os que desejam assegurar uma boa qualidade de vida.
Esta terapia é bastante utilizada na área do desporto. Afinal de contas, apesar de o exercício físico ser um factor importante para um estilo de vida saudável, é frequente surgirem alguns problemas (como lesões nos tendões e nos músculos), principalmente quando as actividades não são bem executadas, dentro de certas condições. Ao recorrer às massagens, os atletas profissionais conseguem atenuar os sintomas dessas lesões ou ainda garantir o aumento da amplitude dos seus movimentos, o que é fundamental para o sucesso numa prática desportiva.
Mas por que motivos é que as massagens são tão eficazes, em termos físicos? A verdade é que através das mãos é possível activar o sistema circulatório, drenar os tecidos e, por consequência, aumentar a capacidade de recuperação do corpo, em geral, ou da zona afectada, em particular.
Deve-se lembrar que a execução das massagens terapêuticas depende sempre do objectivo a alcançar. A intensidade e a velocidade dos movimentos só são definidas após o terapeuta saber que tipo de lesões é que devem ser tratadas e qual a sua gravidade. Por exemplo, no caso dos desportistas, geralmente as massagens têm como finalidade preparar, manter e recuperar o estado dos tecidos e as áreas de tensão, o que permite retirar o ácido láctico dos músculos – uma acção que possibilita que o sangue e o oxigénio regressem a esses músculos.
Tensão do dia-a-dia pode ser aliviada através das massagens
No entanto, tal como já foi referido anteriormente, as massagens possibilitam igualmente o máximo bem-estar, através do trabalho com os músculos, visto que há uma contracção muscular sempre que ocorre uma supressão das emoções.
Numa rotina cansativa, em que predomina cada vez mais o stress, esta técnica consegue proporcionar uns minutos de relaxamento que, posteriormente, se reflectem, por exemplo, numa maior capacidade de enfrentar as exigências do dia-a-dia ou de descansar uma noite inteira, num sono profundo, sem qualquer tipo de insónias.
Que não haja dúvidas que as massagens são um procedimento bastante versátil! Na verdade, esta terapia é igualmente essencial no período pós-gravidez: é que as massagens nos ombros e nas costas ajudam a aliviar as dores decorrentes do trabalho de parto. Por outro lado, as massagens suaves são igualmente perfeitas para acalmar as cólicas em bebés.