A preocupação com um estilo de vida saudável leva muitas pessoas a procurarem novos alimentos. Nos últimos anos, têm-se trazido para a alimentação europeia novos ingredientes, como as sementes de chia, que tornam as refeições mais variadas e saborosas.
No entanto, uma questão continua a intrigar muitos consumidores: as sementes de chia matam ou são alimentos saudáveis, que se devem ingerir para uma dieta equilibrada?
De facto, o consumo de chia deve ser acompanhado de um cuidado muito especial, mas apenas um: devem ser hidratadas com antecedência, uma vez que o seu poder de absorção da líquidos as faz inchar até 27 vezes em relação ao seu tamanho inicial. Colocando-as em água ou leite antes de as ingerir previne-se o risco de que inchem demasiado no sistema digestivo, nomeadamente no esófago, podendo provocar asfixia.
Assim sendo, o que importa é que, desde que tomado este cuidado (rápido e fácil de realizar) as sementes de chia garantem uma fonte rica de ómega 3, proteínas e uma colecção inumerável de vitaminas que contribuem para o bem-estar físico e psicológico dos indivíduos. Só em cada 100 gramas de chia, existem 34 gramas de fibra e 17g de proteínas!
Qual a história do que andamos a comer?
Com a tentativa de inovação e a importação de alimentos de outras zonas do mundo, esquecemo-nos frequentemente de procurar a origem do que ingerimos diariamente. Como diz o ditado popular, somos o que comemos. E o que andamos a comer?
As sementes de chia não têm este nome por acaso: chian significa oleoso na antiga língua asteca ou mexicana. Não se assuste com os valores nutricionais, é mesmo normal e recomendável que cada 100 gramas de chia inclua cerca de 31 gramas de lípidos, isto é, gorduras não saturadas, benéficas para a nossa saúde (em que se inclui o ómega 3). Outro nome por que a chia é igualmente conhecida é salvia hispanica, também devido às suas origens na América Central, em especial na Guatemala, no México e na Colômbia.
Assim, quando lhe disserem que tem de provar mais vezes a cozinha internacional, sempre poderá responder que as suas saladas e bolachas têm sempre um toque americano! Só não se esqueça mesmo de hidratar as suas sementes de chia antes de as utilizar nas suas experiências culinárias, ou poderá causar a indigestão a algum dos seus convidados!
De resto, as sementes de chia garantem uma saúde de ferro e não admira que os astecas já as usassem. Devido à sua composição variada, previne problemas de saúde como o colestrol e a pressão alta, tal como ajuda a regular o trânsito intestinal, logo diminuindo o inchado abdominal.
Que se continuem a descobrir mais alimentos como estas sementes milagrosas, que tornam as refeições momentos agradáveis e benéficos para corpo e mente.