O lêvedo de cerveja, comumente designado também de levedura de cerveja, é derivado de um fungo conhecido como Saccharomyces cerevisiae, um ingrediente fulcral na produção de cerveja. Contudo, a sua aplicação não se reduz à mesma. Além de uma boa fonte de nutrientes, uma vez que é rica em vitaminas do complexo B, bem como em proteínas, a levedura de cerveja tem sido amplamente utilizada no combate a diversas patologias, devido aos benefícios para a saúde que são frequentemente associados à mesma.
Benefícios do lêvedo de cerveja
São diversos os benefícios para a saúde que surgem ligados ao lêvedo de cerveja, sendo que, entre os mesmos, podemos realçar os seguintes:
Combate a TPM – Alguns estudos sugerem que tomar o mesmo, devido à presença de vitaminas e minerais, pode combater eficazmente a TPM, isto é, a tensão pré-menstrual.
Estimula a função imunitária – Algumas propriedades existentes neste lêvedo estimulam a função imunitária do corpo, fornecendo apoio aos macrófagos que combatem os germes. Os polissacarídeos também fomentam a regeneração celular, promovendo um corpo mais saudável.
Reduz o colesterol – Segundo pesquisas efetuadas em pacientes que tomaram esta levedura, a mesma pode ajudar a reduzir os níveis totais de colesterol, bem como as lipoproteínas de baixa densidade, designadas de mau colesterol.
Trata a diabetes – O crómio, um componente presente nesta levedura, pode ajudar os pacientes com diabetes a controlarem mais eficazmente a sua condição.
Cuidados a ter com o consumo de lêvedo de cerveja
Para usufruir dos benefícios como os referidos acima, é preciso ter alguns cuidados com a dosagem que consome do mesmo, começando com uma dose relativamente pequena e indo depois aumentando paulatinamente a mesma. Nesse sentido, a orientação passa por começar com uma pequena colher de sobremesa até chegar a uma dose final entre uma a duas colheres de sopa.
Quando tomado dentro da dosagem recomendada e por um período de tempo relativamente curto, o lêvedo de cerveja é seguro, desde que não sofra de problemas médicos que desaconselham o seu consumo ou que exagere no mesmo, caso em que pode sentir sintomas, como dores de cabeça, desconforto no estômago, bem como ainda flatulência.
Além disso, a levedura de cerveja pode interagir com a ação de determinados medicamentos, por exemplo, para a depressão ou para infeções fungais, pelo que o seu consumo deverá ser antecedido de uma consulta médica para aferir se pode ou não consumir a mesma e, assim, evitar quaisquer efeitos secundários prejudiciais para a sua saúde.
Fontes de lêvedo de cerveja
Normalmente, é possível encontrar o lêvedo de cerveja à venda nas superfícies comerciais tradicionais ou em lojas especializadas em pó ou sob a forma de flocos, os quais podem ser perfeitamente misturados com outros alimentos na sua dieta quotidiana, como no sumo, iogurtes, sopas, entre outros, embora com a devida contenção devido ao seu sabor forte.
Independentemente da forma que escolher para consumir a levedura de cerveja, de forma a prevenir quaisquer sinais decorrentes dos seus efeitos secundários, é sempre recomendável enquadrar a mesma no âmbito de uma alimentação saudável e diversificada, respeitando as doses recomendadas e período de tempo, de forma a maximizar os seus proveitos.