O licopeno é um químico de ocorrência natural que confere às frutas e vegetais uma cor avermelhada, como acontece, por exemplo, na melancia ou nos tomates. Devido às suas propriedades, que lhe permitem ter um grande poder antioxidante, a sua ação no combate a diversos problemas de saúde, como o cancro, tem sido amplamente estudada, sendo que, apesar de serem necessários mais estudos sobre os seus efeitos positivos no corpo e no tratamento de patologias, são diversos os benefícios que são frequentemente associados a este nutriente.
Benefícios do licopeno
Portanto, embora alguns dos benefícios careçam ainda de pesquisas adicionais que os fundamentem, trata-se certamente de um elemento saudável e, por isso, a integrar na sua alimentação. Nesse sentimos, vejamos alguns dos benefícios que surgem com maior recorrência ligados ao licopeno:
Ajuda o seu coração – Existem pesquisas que constatam que os carotenóides ajudam a debelar o mau colesterol, promovendo assim um coração mais saudável.
Fomenta a sua saúde – Devido à sua ação antioxidante, permite combater os radicais livres, ajudando-lhe, deste modo, a fomentar a sua saúde.
Previne o cancro – Alguns estudos sugerem que existe uma estreita correlação entre este nutriente e a diminuição do surgimento de alguns tipos de cancro, como, por exemplo, o cancro do estômago.
Protege a pele – Este elemento, a par de outros carotenóides, pode ajudar a proteger a pele de danos provocados pela luz do sol ou dos raios ultravioleta.
Cuidados a ter com o consumo de licopeno
Em termos de dosagem, é necessário ter em linha de conta que o licopeno não é um nutriente vital para a saúde e, nesse sentido, não existe uma orientação clara sobre qual a melhor dosagem a adotar. De qualquer das formas, é recomendável que inclua frutas, bem como vegetais, na sua alimentação, de forma a colher os benefícios do mesmo.
Quando consumido através dos alimentos, trata-se de um ingrediente seguro que não requer qualquer tipo de cuidados, contudo, sob a forma de suplementos, as mulheres grávidas ou a amamentar, bem como pessoas com determinadas condições clínicas, como o cancro da próstata, deverão evitar os mesmos, de forma a evitar potenciais efeitos secundários prejudiciais à saúde.
Naturalmente, em caso de dúvida, poderá sempre consultar um médico, para que este possa aconselhar-lhe sobre qual a melhor dosagem a tomar no seu quotidiano e se este ingrediente tem alguma contraindicação para o seu estado de saúde atual.
Fontes de licopeno
Um dos aspetos a favor deste nutriente é a diversidade de alimentos que o contêm, facilitando a sua integração no seu plano alimentar, como, por exemplo, as goiabas, melancia, tomates, papaia, toranja, pimentão vermelho, espargos, repolho vermelho, manga, cenouras, entre outros, pelo que tem um leque abrangente de alimentos à sua disposição.
Existem também suplementos com base no licopeno, todavia, não devem ser tomados sem supervisão médica, devido aos problemas que podem acarretar a pessoas que apresentam determinadas condições avessas ao seu consumo.
Por isso, de forma a usufruir dos seus benefícios, é importante que inclua este nutriente no âmbito de uma alimentação saudável, devidamente equilibrada, para que possa otimizar a sua saúde e prevenir a eclosão de quaisquer potenciais efeitos secundários.