Noni é o fruto proveniente de uma pequena árvore originária de locais, como as Ilhas do Pacífico, Austrália ou Índia. Durante muito tempo, foi utilizado para tingir a roupa, mas é reconhecido também pelas suas propriedades medicinais. Na realidade, este fruto tem diversas componentes que permitem facultar benefícios ao corpo e, por conseguinte à saúde, como é o caso do potássio, sendo amplamente utilizado no âmbito da medicina natural para debelar diversos problemas de saúde.
Benefícios do noni
Vários dos benefícios associados ao noni ainda carecem de mais estudos científicos que possam fundamentar os mesmos, porém, mesmo assim, é possível destacar desde já alguns, como:
Baixa o colesterol – Segundo alguns estudos efetuados com base no sumo deste fruto, o seu consumo permite baixar significativamente o colesterol total e aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade, uma boa forma de colesterol.
Combate a artrite – Devido às suas propriedades analgésicas, permite combater condições inflamatórias, como a artrite, aliviando de forma significativa os seus sintomas, como as dores nas articulações.
Fortalece o sistema imunitário – Desde a antiguidade que este fruto é utilizado no combate a infeções, bem como a outros problemas, ao fortalecer o sistema imunitário.
Previne alguns tipos de cancro – Existem pesquisadores que defendem que o fruto tem componentes que podem ajudar a prevenir alguns tipos de cancro, como é o cancro do pulmão ou do fígado.
Reduz o açúcar no sangue – Pesquisas efetuadas sugerem que este fruto tem propriedades que permitem reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Cuidados a ter com o consumo de noni
Não existe unanimidade em relação à melhor dosagem quotidiana a tomar deste fruto, pelo que é essencial que consuma o mesmo de forma moderada e enquadrada no âmbito de uma alimentação saudável e diversificada.
Quando consumido de forma equilibrada na sua alimentação, o noni é relativamente seguro, porém, quando consumido de forma excessiva, pode causar alguns problemas no fígado, uma situação de todo evitável. Por outro lado, mulheres grávidas ou a amamentar, bem como pessoas com problemas de saúde, por exemplo, ao nível dos rins, deverão evitar este fruto, de forma a impedir potenciais efeitos secundários prejudiciais para a sua saúde.
De qualquer das formas, se pretender consumir este fruto, em caso de dúvida, poderá sempre consultar um médico, de forma a obter aconselhamento personalizado sobre o consumo, bem como precauções a tomar, até porque pode interagir com determinados medicamentos.
Fontes de noni
Normalmente, é possível encontrar produtos baseados neste fruto numa loja convencional de produtos naturais, sob diversas formas. Isto acontece porque é possível recorrer ao noni para fazer sumo, uma das suas aplicações mais frequentes, mas, devido às suas propriedades, pode ser também utilizado para criar comprimidos ou mesmo chás.
O fruto, em si, geralmente, não é consumido de forma isolada, uma vez que o mesmo tem um sabor, bem como um aroma, muito forte, fazendo com que seja melhor consumi-lo juntamente com outras frutas, como as uvas ou o maracujá, no sentido de o tornar mais apelativo para consumo.
De qualquer das formas, independentemente da forma escolhida de consumo, não deve descurar uma consulta com um profissional de saúde adequado, caso pretenda consumir este fruto com regularidade ou sofra de uma condição médica que careça de alguns cuidados, de forma a que possa colher todos os potenciais efeitos benéficos proporcionados pelo fruto e, concomitantemente, evitar potenciais problemas derivados dos seus efeitos secundários.